Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de julho de 2024

4 dicas que ajudam a garantir um trânsito mais seguro

Alguns detalhes quando estamos dirigindo podem fazer a diferença no trânsito. Por esse motivo, listaremos neste texto algumas dicas que ajudam a garantir um trânsito mais seguro.


Por Agência de Conteúdo Publicado 28/05/2023 às 13h30
Ouvir: 00:00

Para se ter uma ideia da importância de nos preocuparmos em tomar cuidado no trânsito, no Brasil, morrem, em média, mais de 30 mil pessoas por ano em acidentes, de acordo com dados do Ministério da Infraestrutura. Ainda segundo o estudo, são 72 acidentes a cada hora no Brasil. Por isso, é essencial sabermos algumas dicas que ajudam a garantir um trânsito mais seguro.

Fazer parte de um trânsito mais seguro é uma responsabilidade de todas as pessoas que dirigem, mas, infelizmente, nem todas pensam desta forma. E, para incentivar ainda mais essa conscientização, foi criado o Maio Amarelo, um movimento com o intuito de abrandar a violência entre pedestres e motoristas e também diminuir os acidentes entre veículos.

Porém, não é necessário criar a roda para sabermos as formas de prevenção, não é mesmo? Mas, se cada um refletir um pouco sobre a necessidade de dirigir com mais cuidado, pensando no modo coletivo, com certeza teremos um trânsito mais seguro.

Para te auxiliar a se engajar neste assunto, falaremos um pouco sobre algumas dicas que ajudam a garantir um trânsito mais seguro.

Dicas que ajudam a garantir um trânsito mais seguro

Segundo uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, em março de 2023, a maior parte dos acidentes causados em estradas no Brasil são causados por falha humana. Por isso, é importantíssimo tomar cuidado quando estamos na direção e alguns detalhes podem fazer toda a diferença neste momento.

Então, fique de olho nas dicas que ajudam a garantir um trânsito mais seguro.

1 – Tenha um seguro para o veículo

Ter um seguro para veículos é importante, principalmente, se infelizmente acontecer algum acidente, por exemplo.

Os motoristas que possuem este tipo de serviço acabam tendo alguns respaldos das seguradoras que podem ajudar neste momento como, por exemplo, conserto do carro do segurado e de terceiros, dentre outros. Sempre dependendo das regras do contrato, claro.

Um ponto essencial é prestar bastante atenção no momento da contratação deste serviço para não ter surpresas quando precisar utilizá-lo. Se tiver dúvidas, antes de fechar o negócio tire todas as suas dúvidas com o corretor e faça pesquisas da empresa na internet.

A dica é ver a lista de sites de cotação de seguro auto mais confiáveis para evitar qualquer problema. Desta forma, você poderá ficar mais tranquilo e protegido.  

2 – Não esqueça da seta

Se repararmos por alguns segundos, vamos perceber que existem motoristas que não dão seta. Esta atitude pode ser um grande motivo de acidente, afinal de contas, se quem está atrás de você, por exemplo, não sabe a sua direção poderá querer ultrapassar e bater no seu carro.

Por este motivo, é importante o motorista estar sempre atento no caminho que será realizado e sempre dar setas para sinalizar a todos ao redor qual será a sua direção. Além disso, não dar seta ocasiona multa de R$ 195,23 e mais cinco pontos na habilitação por ser considerada uma infração grave, segundo o artigo 196 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

3 – Nada de celular ao volante

De acordo com diversas pesquisas, o celular é a principal causa de distrações no volante. Além de fazer com que o motorista não preste atenção totalmente no trânsito, o celular faz com que ele fique com apenas uma mão no volante, aumentando o risco de sofrer ou causar um acidente.

Assim como a seta, dirigir falando no celular também dá multa e, neste caso, é gravíssima. O valor é de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista.

Para fugir deste problema, o ideal é que você não utilize o celular para não perder o foco.

4 – Se beber, não dirija

Esta é uma frase que escutamos muito, porém, quando é para se colocar em prática, alguns motoristas acabam esquecendo. Portanto, álcool e direção não combinam e quando “misturados” podem causar acidentes fatais.

Se você gosta de beber, pode optar por locomoções alternativas. Nunca pegue o volante depois de ingerir qualquer quantidade de bebida alcoólica.

Gostou das dicas que ajudam a garantir um trânsito mais seguro? Sabemos que ainda existem muitos mais, então, deixe aqui nos comentários a sua dica.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

2 comentários

  • Nelson Edson dos Santos Estrellado
    28/05/2023 às 20:56

    Este Portal de Trânsito é muito bom. Traz informações importantíssimas sobre o trânsito.

    • Mariana Czerwonka
      30/05/2023 às 10:12

      Nelson

      Agradecemos pelo elogio ao nosso trabalho!

      Equipe Portal

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *