Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

04 de março de 2024

Detran/BA promove capacitação para agentes de trânsito atuarem em fiscalização de veículos com GNV

Órgão e instituições de trânsito reforçam procedimento nas fiscalizações.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 07/01/2024 às 18h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00
fiscalizacao GNV
A fiscalização de veículos GNV tem como objetivo garantir a segurança viária de motoristas e pedestres. Foto: Itailuan dos Anjos

Em uma ação transversal, o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) promoveu o “Curso de Fiscalização de Veículos Automotores com GNV”. O evento contou com a participação de agentes envolvidos nas fiscalizações como as superintendências municipais de trânsito, as polícias Militar e Civil, a Bahiagás e o Ibametro (Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade). 

As atividades ocorreram em dois momentos, o primeiro teórico e o segundo prático (com blitzes). A partir de agora, nas abordagens, além de conferir os documentos como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o documento do veículo (CRLV-e), os agentes também vão reforçar a verificação para saber se os automóveis possuem o Gás Natural Veicular (GNV) e a regularidade desses equipamentos junto aos órgãos necessários.  

Conforme o coordenador de segurança e educação para o trânsito do departamento, Smith Neto, esse procedimento garante a segurança viária de motoristas e pedestres.

“Só em 2023 tivemos 6 sinistros com veículos que possuíam GNV, mas não estavam regularizados, tanto na documentação como na inspeção anual do Ibametro. Os agentes vão verificar todos os itens abordados no curso de capacitação”, enfatizou Neto.  

Os proprietários que pretendem utilizar o GNV devem procurar o Detran-BA para realizar a mudança de característica do veículo, além de anualmente passar pela inspeção. Ou seja, a emissão do licenciamento do veículo depende da regulamentação de todas as taxas e do selo emitido pelo Ibametro. 

As informações são da ASCOM do Detran/BA 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *