Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de julho de 2024

Como imprimir o licenciamento 2022? Veja o passo a passo


Por Mariana Czerwonka Publicado 27/06/2022 às 11h15 Atualizado 08/11/2022 às 21h08
Ouvir: 00:00

Veja como imprimir o licenciamento 2022 através da Carteira Digital de Trânsito ou do Portal de Serviços da Senatran.

Licenciamento 2022É possível imprimir o licenciamento 2022 em casa. Foto: Divulgação Detran/RS.

O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou Certificado de Licenciamento Anual (CLA) é um documento de porte obrigatório, que pode ser dispensado quando, no momento da fiscalização, for possível ter acesso ao sistema informatizado do órgão responsável para verificar se o veículo está licenciado. Nele constam, as características do veículo, bem como informações sobre o pagamento do IPVA, do Seguro Obrigatório (DPVAT) e ano em exercício. Atualmente, é possível baixar o documento no aplicativo Carteira Digital de Trânsito e carregá-lo no smartphone, ou ainda, imprimir o licenciamento 2022 em casa mesmo.

Os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) não emitem mais o documento em papel moeda.

A versão digital do licenciamento 2022 traz todas as informações assim como tem a mesma validade jurídica do documento físico.

De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), para o proprietário do veículo ter acesso ao licenciamento 2022, o primeiro passo é verificar junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) se todos os débitos do veículo estão quitados. São eles tributos, encargos e multas de trânsito, bem como o pagamento do Seguro Obrigatório (DPVAT), que esse ano novamente não tem taxa, como você pode ver aqui.

Se tudo estiver regularizado, é possível baixar o documento pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) bem como imprimi-lo. Veja aqui o que fazer se você não conseguir baixar o licenciamento 2022.

Como imprimir o licenciamento 2022 através da Carteira Digital de Trânsito

Para ter o documento em mãos, por exemplo, o procedimento é simples. Assista o tutorial.

 

Como imprimir o licenciamento 2022 através do Portal de Serviços da Senatran

Outra forma é fazer o procedimento pelo Portal de Serviços da Senatran. Veja o passo a passo.

  1. O cidadão deve acessar a conta com o cadastro gov.br. Ou ainda, com os dados do cadastro feito em banco conveniados.

Login gov.br

 

 

 

 

2. Após entrar com os dados da sua conta, você deverá clicar em meus veículos.

Veículos Senatran

3. Nessa etapa, aparecerão os veículos de sua propriedade. Por fim, você deverá clicar no qual quer imprimir o documento.

Meus veiculos

 

 

 

 

4. Na sequência, basta clicar na palavra CRLV Digital (conforme imagem abaixo). Automaticamente será baixada a versão em PDF do licenciamento 2022, dessa forma é possível imprimir em casa.

 

 

 

 

Ainda assim, mesmo com essas dicas, o proprietário do veículo tiver problemas para baixar, acessar ou de cadastro poderá entrar em contato com a Serpro, responsável pelos documentos digitais. Através do e-mail: css.serpro@serpro.gov.br ou telefone: 0800-728 2324

Receba as mais lidas da semana por e-mail

1 comentário

  • João Paulo maia
    23/03/2023 às 12:38

    Emprimi

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *