Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Não consigo baixar o CRLV 2022. O que devo fazer?


Por Mariana Czerwonka Publicado 24/01/2022 às 11h15 Atualizado 08/11/2022 às 21h16
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Muitos proprietários de veículo não conseguem baixar o CRLV e estão com medo de trafegar de forma ilegal. Veja dicas para solucionar o problema.

O Portal do Trânsito tem recebido muitas reclamações em relação a problemas para baixar o CRLV 2022 no celular. Muitos proprietários de veículo não conseguem ter acesso ao documento e estão com medo de trafegar de forma ilegal e ser parado pela fiscalização.

O CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) é o documento onde constam além das características do veículo, informações sobre o pagamento do IPVA, do Seguro Obrigatório (DPVAT) e ano em exercício. A versão digital do CRLV traz todas as informações e tem a mesma validade jurídica do documento físico.

Um dos relatos recebidos pela nossa reportagem foi de Cassiano Fialho.

“Não estou conseguindo baixar o CRLV 2022 do meu veículo e já paguei ainda em dezembro tudo o que havia para ser pago. Como devo proceder?”, explicou o internauta.

O Portal do Trânsito entrou em contato com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para auxiliar este e outros proprietários de veículos que estão relatando o mesmo problema. Conforme o órgão, o principal motivo para não conseguir gerar o documento são débitos pendentes do veículo. “O proprietário do veículo deve fazer a consulta e quitá-los para ter acesso ao CRLV-e. Nesse sentido, para mais orientações, o cidadão deve entrar em contato com o Detran local”, explica.

Realmente foi o que aconteceu com o internauta do Portal, uma pendência antiga do DPVAT do veículo do Cassiano ainda estava em aberto e o pagamento da taxa é obrigatória para que o CRLV 2022 esteja disponível. Além disso, multas atrasadas também podem impedir o licenciamento.

“O documento é liberado com o pagamento do IPVA, do licenciamento e de quaisquer débitos de multa. O condutor deve verificar as pendências junto ao Detran de registro do veículo, órgão que gera o CRLV-e”, orienta a Senatran.

Quem não consegue baixar pode solicitar o documento impresso ao Detran?

De acordo com a Senatran, o proprietário do veículo pode imprimir o documento em casa ou, se tiver problemas, solicitar a versão impressa junto ao Detran do estado onde o veículo estiver registrado. “O documento será impresso em papel A4 branco, conforme preconiza a Resolução do Contran 809/2020”, conclui o órgão.

Se, mesmo com essas dicas, o proprietário do veículo tiver problemas para baixar, acessar, bem como de cadastro poderá entrar em contato com a Serpro, responsável pelos documentos digitais. Através do e-mail: css.serpro@serpro.gov.br ou telefone: 0800-728 2324

Receba as mais lidas da semana por e-mail

17 comentários

  • SEBASTIÃO ORLANDO
    06/03/2023 às 17:41

    Favor copia do CRLV do meu veiculo FOX, licenciado em 16.11.22

    • Manoel dos Santos Vale
      16/04/2023 às 08:11

      Com tirar do cimento licenciamento Atual

  • ezequias
    07/03/2023 às 19:27

    tenho um kia bomgo nao libera o CRLV

    • ana lucia
      28/08/2023 às 17:09

      oi amigo. eu tambem tenho um bingo kia, consegui pelo app carteira digital. la vc cadastra o seu veiculo e sai o doc

  • Evandro neri dos santos
    10/03/2023 às 21:05

    Tenho um celta e estou tendo dificuldade para consultar a vida do carro perante aos sites, do Detran quando eu coloco o numero do RENAVAM, no portal do Detran Ba, não aparece as informações sobre dpvat, multas, licenciamento, IPVA e outros débitos, consigo apenas baixar a CRLV, já fui no Detran e não conseguiu resolver esse mistério, pois o veiculo não tem nenhuma pendencia, esta quitado, IPVA pago, sem multas, e não esta alienado, e tirei o nada consta e não tem nenhuma pendencia, porem quero vender o carro, quando as pessoas fazem as consulta a vida do carro não aparece no sistema, se alguém já teve esse problema e quiser comentar eu agradeço.

  • Ronaldo Pereira
    15/03/2023 às 15:18

    Já paguei meu documento más não consta no detran.e não tem multa já verifiquei.

  • Wladimir Carlos do Nascimento
    04/04/2023 às 13:11

    Fica muito confortável para o Detran que o usuário se desloque de sua residência para tentar resolver um problema gerado pelo próprio sistema. Deveriam investir melhor em tecnologia para evitar esses transtornos.

  • Cintia Vanessa Costa sales
    24/04/2023 às 09:49

    Não consigo imprimir licenciamento tinha uma multa pendente já paguei mesmo assim não consigo imprimir já está pago o licenciamento de 2023 e até agora não liberou no app

    • maksuel meneses silva
      27/05/2023 às 10:56

      estou com o mesmo problema sendo que o meu não tem multas e nem tinha nenhuma pendente

  • Stella M Fernandes
    03/06/2023 às 19:05

    Boa noite!
    Não consigo imprimir meu CRLV, o documento foi pago em janeiro e até agora estou andando sem o documento pois já fui até o Detran de minha cidade e fui informada que está tudo certo que não existe nenhuma restrição. Só que a boa vontade é tanta que nem lá ela se quer tentaram fazer a impressão pra mim.

  • Patricia Pereira dos Santos
    13/06/2023 às 19:41

    Tenho uma moto e estou tendo dificuldade para baixar o CRV e realizar a transferencia aos sites, do Detran quando eu coloco o numero do RENAVAM, no portal do Detran ce, não consigo baixar a CRLV, nem o CRV, pois o veiculo não tem nenhuma pendencia, esta quitado, IPVA pago, sem multas, e não esta alienado, e tirei o nada consta e não tem nenhuma pendencia, porem quero vender a MOTO, quando as pessoas fazem as consulta a vida do carro não aparece no sistema, se alguém já teve esse problema e quiser comentar eu agradeço

  • wilson moreira cesar cesar
    13/06/2023 às 20:21

    Como faço para transferir para o nome um carro que está quitado, não possui restrições para transferencia , mas consta no CRVL 23, o nome do Banco Bozano Simonsen Mercsntil S/A ue foi omprado pelo Santander no ano de 2000 e na obervação constw o nome do antigo arrendatário, que de ver ter assinado a não opção da compra do veículo, entretanto eu não encontro esse antigo arrendatário que usava esse veiculo. Com devo proceder, se o arrendatário tever falecido ?

  • Francisco
    20/08/2023 às 11:54

    Bom dia
    Paguei todos meu doc do carro
    IPVA, multa, licenciamento
    E não autualno detran nem aplicativos do detran, e não costa nada
    Como eu posso fazer

    • Mariana Czerwonka
      22/08/2023 às 10:31

      Francisco

      Entre em contato com o Detran de seu estado, eles te orientarão sobre como proceder.

      Equipe Portal

  • Dário Lázaro da Silva
    20/09/2023 às 11:30

    A maioria do pessoal que não consegue imprimir o CRLV dos veículos e porque está com o comunicado de venda ativo! E só isso ,que e o meu caso . Agora se alguém conseguir baixar aí me avise por favor

  • Hudson Papini Mota
    01/11/2023 às 12:59

    Eu tenho um passat 1980. Tenho o numero do registro do carro. Esta tudo pago e não tenho multa. Não consigo tirar o documemto. Responde que o numero do registro esta errado.Alguem pode me ajudar.

  • Juliano Mazzone
    05/12/2023 às 19:58

    CRLV Pegeout 2008 não consigo baixar o documento para cópia

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *