Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

12 de julho de 2024

Como transferir um veículo digitalmente pela CDT? Veja o passo a passo


Por Mariana Czerwonka Publicado 28/04/2022 às 11h15 Atualizado 08/11/2022 às 21h11
Ouvir: 00:00

Vender ou transferir um veículo digitalmente já é possível em alguns estados brasileiros. Veja o passo a passo.

Transferir o veículo digitalmente, sem precisar passar por um cartório já é uma realidade no Brasil. Em alguns estados é possível realizar a compra, bem como a venda de veículos entre pessoas físicas, por meio digital, através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O que muitos ainda não sabem é como realizar o serviço e transferir um veículo digitalmente pela CDT. Por esse motivo, listamos agora algumas informações importantes e o passo a passo para facilitar ao cidadão.

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, a nova funcionalidade permite que a transferência de veículos seja realizada sem a necessidade de reconhecer firma, possibilitando que a comunicação de venda do veículo seja realizada usando apenas o aplicativo. Além disso, segundo o órgão, após a assinatura da autorização de transferência de propriedade pelo aplicativo, o comprador precisará ir ao DETRAN para fazer a vistoria e realizar a transferência do veículo.

O serviço de transferir um veículo digitalmente, no entanto, ainda não está disponível em todos os estados brasileiros.

Quem pode fazer a transferência digital

O serviço está disponível para pessoa física proprietária ou futura proprietária de veículo moradora de um estado da federação que já tenha aderido ao sistema. Além disso, o documento do veículo (antigo CRV/DUT) deve ter sido emitido a partir de 4 de janeiro de 2021.

Atualmente 10 (dez) Estados aderiram:

  • Acre
  • Ceará
  • Mato Grosso do Sul
  • Paraná
  • Rio Grande do Sul
  • Pernambuco
  • Rio Grande do Norte
  • Roraima
  • Mato Grosso
  • Sergipe

Saiba mais:


Veja o passo a passo de como vender ou transferir um veículo digitalmente

 1. Instalar o aplicativo

O primeiro passo é instalar o aplicativo CDT no celular. Veja aqui o tutorial para instalação em Android e IOS que está disponível no Portal de Serviços da Senatran.

2. Acesso gov.br

De acordo com a Senatran, depois de instalar o aplicativo, o usuário precisará realizar acesso com a conta gov.br com selo de confiabilidade prata ou ouro.

3. Venda digital

Depois de realizar o login, o vendedor do veículo deverá clicar em Veículos no menu principal da Carteira Digital de Trânsito e selecionar o veículo que ele deseja vender. Na sequência, clicar no ícone Iniciar Venda Digital, no canto inferior da tela, onde deverá preencher os dados da venda, bem como do comprador. Depois deverá verificar as informações do veículo, do vendedor, bem como do comprador e da transação e confirmar a indicação de venda.

O vendedor deverá aguardar a assinatura, bem como o aceite do comprador.

4. Assinar intenção de venda (comprador)

Conforme a Senatran, após a indicação da venda, o COMPRADOR deverá assiná-la clicando em Veículos no menu principal do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito e selecionar o veículo que está sendo transferido. Depois deverá verificar as informações do veículo, bem como do vendedor, do comprador e da transação e assinar digitalmente o documento.

Para garantir a segurança da transação, por exemplo, a assinatura digital é feita com biometria facial.

O vendedor será notificado quando o comprador assinar a intenção de venda.

5. Assinar intenção de venda (vendedor)

O VENDEDOR deverá assinar a intenção de venda, clicando em Veículos no menu principal da CDT e selecionando o veículo desejado. Depois deverá clicar em Venda Digital no canto inferior da tela, verificar as informações do veículo, como por exemplo, do vendedor, do comprador e da transação e clicar em Assinar Digitalmente.

Para garantir a segurança da transação, no entanto, a assinatura digital é feita com biometria facial.

Importante! Após a assinatura, no entanto, o vendedor não conseguirá mais acessar o CRLV-e do veículo.

6. Procurar Detran do estado

Nessa etapa, no entanto, o contato é presencial e o comprador deverá procurar o Detran do estado para concluir a transferência do veículo.

Digitalização de serviços

A nova funcionalidade faz parte da estratégia de digitalizar serviços públicos para, de acordo com o Governo Federal, facilitar a vida do cidadão. Nesse sentido, a ferramenta foi desenvolvida pelo Serpro para o Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Além disso, tem parceria da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

1 comentário

  • Detran/RO já oferece serviço digital que agiliza transferência de veículos - Torcidaraizfc.com
    26/11/2022 às 14:12

    […] Como transferir um veículo digitalmente pela CDT? Veja o passo a passo […]

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *