Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de julho de 2024

Comprar carro no começo do ano para ganhar IPVA grátis compensa?

Boa parte das montadoras oferecem descontos ou isenção, por isso, vale conferir as condições para comprar carro no começo do ano e ganhar IPVA grátis.


Por Agência de Conteúdo Publicado 10/12/2022 às 18h00
Ouvir: 00:00

Você já percebeu que, no primeiro trimestre, as concessionárias e lojas especializadas lançam promoções diversas para venda de veículos? Entre elas, o desconto no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Por isso, o cliente sempre se pergunta se vale a pena comprar carro no começo do ano para ganhar IPVA grátis.

Embora cada estado tenha um calendário, a tabela de preços do IPVA é normalmente lançada no início do ano, com valor estipulado conforme tabela FIPE. O proprietário ou proprietária pode parcelar ou pagar em uma única vez. Neste caso, alguns estados até concedem descontos. A questão é que o período coincide com outras despesas, como por exemplo, material escolar.

Ao mesmo tempo, nas concessionárias e montadoras é época de liberar o estoque dos modelos antigos para os novos. Por isso, quem pensa em trocar ou comprar seu primeiro carro pode prestar atenção nos descontos e oportunidades que o momento oferece.

Como funciona o calendário de vendas das montadoras?

A melhor época para comprar carro é sempre uma dúvida para o consumidor ou consumidora. Mas, para saber responder a essa pergunta, é interessante entender como funciona o calendário de vendas das montadoras.

As promoções, inicialmente, são estruturadas conforme os períodos para fechamento de metas ou baixa. Uma das preocupações é não manter o estoque cheio no primeiro semestre, tanto para renovar a frota quanto ter veículos disponíveis para a clientela.

Por isso, no começo do ano, geralmente disponibilizam melhores condições para financiamento, bônus e o desconto ou isenção do IPVA.  

Quem paga pelo IPVA?

Uma vez que o IPVA é enviado no primeiro mês do ano, muita gente aproveita para vender seu veículo antes do vencimento. Mas, e aí, com quem fica a despesa?

A verdade é que não há nenhuma previsão legal que diga sobre quem deve pagar pelo IPVA. Ou seja, o antigo dono ou a revendedora. Porém, na maior parte das vezes, a concessionária acaba ficando com o débito.

Por isso, lançam promoções atrativas para o futuro comprador ou compradora, a fim de não perder vendas. Sendo assim, a melhor forma para resolver sobre quem paga pelo IPVA é a negociação.

Compensa comprar carro no começo do ano para ter IPVA grátis?

De fato, se a pessoa puder esperar para comprar o carro no começo do ano para ganhar o IPVA, talvez, seja uma boa ideia. Além das vantagens relacionadas à necessidade de acabar com o estoque de veículos antigos, algumas montadoras oferecem o bônus de isenção do imposto.

Só para exemplificar a diferença que isso faz no bolso, o IPVA custa entre 2,5% e 4% do valor do veículo. Ou seja, um gasto considerável a menos, principalmente se houver também o emplacamento e transferência de documentação.   

Tal diferença se torna ainda mais expressiva quando a pessoa financia o veículo. Logo, com a isenção do IPVA, acaba aliviando um pouco as despesas que, naturalmente, são mais altas com as parcelas.

IPVA proporcional: o que é isso?

Um ponto muito importante que alguns ainda desconhecem diz respeito ao IPVA proporcional. Isso vale especificamente para quem compra carro novo, ou seja, zero quilômetro.

Em alguns casos, a pessoa compra seu veículo quando o prazo de vencimento do imposto já venceu. Porém, o cálculo quando se trata de carro zero é diferenciado. Afinal, entende-se que a pessoa não pode pagar pelo valor integral se a compra ocorreu após o início do ano.

Deste modo, o cálculo do imposto segue o valor da nota fiscal de compra, sobre o qual incide a alíquota referente ao estado. Contudo, os meses que se passaram do ano-calendário já são descontados.

Em suma, a decisão de comprar o carro no começo do ano para ganhar IPVA grátis pode compensar. Principalmente em casos de financiamento e outras despesas que a pessoa já tenha. Porém, isso vai depender de vários fatores, inclusive, previsão de orçamento do comprador para entender se, de fato, esperar os primeiros meses vale a pena.

Por Jeniffer Elaina

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *