Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

11 de dezembro de 2024

CRLV 2023: veja o passo a passo de como compartilhar o documento através da CDT

O aplicativo CDT permite o compartilhamento do CRLV com até cinco outros aparelhos de celular ao mesmo tempo.


Por Mariana Czerwonka Publicado 03/04/2023 às 08h15
Ouvir: 00:00

O aplicativo de celular Carteira Digital de Trânsito (CDT), que disponibiliza as versões digitais da carteira de motorista e o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), documentos de porte obrigatório, permite o compartilhamento do CRLV 2023 com até cinco outros aparelhos de celular ao mesmo tempo.A funcionalidade é útil quando um mesmo veículo é utilizado por mais de uma pessoa.

Para que o proprietário possa “emprestar” o CRLV Digital para terceiros, essas outras pessoas também devem possuir o aplicativo Carteira Digital de Trânsito em seu celular.

Conforme a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a versão eletrônica do CRLV tem todas as informações do documento impresso e a mesma validade jurídica do CRLV físico. “Para acessar o documento digital, por exemplo, o proprietário precisa ter quitado o licenciamento do veículo do ano em curso, expedido pelo Departamento de Trânsito de Jurisdição do veículo (Detran do seu Estado)”, explica.

É válido lembrar que o CRLV Digital pode ser acessado pelo dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem internet. “É necessário atentar para o funcionamento do smartphone, já que, para efeitos de fiscalização, se não for possível ter acesso ao sistema informatizado para verificar se o veículo está licenciado e o aparelho estiver descarregado, será considerado que o CRLV não está sendo portado. Recomenda-se que o condutor porte também a versão impressa que é possível emitir sem custo”, alerta a Senatran.

Veja o passo a passo para compartilhar o CRLV 2023:

CDT do proprietário do veículo

1. O primeiro passo é acessar a Carteira Digital de Trânsito e clicar em “Veículos”.

CDT 1

2. Feito isso, aparecerão os veículos de sua propriedade. Ou seja, você deve clicar em cima do veículo que pretende compartilhar o documento.

CDT 2

3. Ao clicar, aparecerá o documento do veículo e em baixo o botão “Compartilhar”. Clique nesse botão.

CDT 3

4. Após o clique aparecerá essa tela com o nome do veículo bem como o botão +. Clique nele.

CDT 4

5. Na sequência irá abrir uma tela, para você digitar o CPF assim como o nome da pessoa com quem deseja compartilhar o CRLV 2023. Após preencher os dados, clique em compartilhar.

CDT 5a

CDT do condutor que irá receber o CRLV:

1. No aplicativo do condutor com quem você deseja compartilhar o veículo aparecerá uma notificação com essa informação. Ele deverá clicar na mensagem.

CDT 5

2. Aparecerá então os dados do veículo, do proprietário que está querendo compartilhar o veículo e a informação do próximo passo.

CDT 6

3. Ao clicar em “Veículos”, aparecerá a mensagem para o condutor aceitar o compartilhamento. Ele deve clicar em “Aceitar”.

CDT 7

4. Depois de aceitar, aparecerá a confirmação de que o documento foi compartilhado.

CDT 8

5. Seguindo esse passo a passo, o veículo aparecerá na CDT como CRLV-e compartilhado.

CDT 9

Você ainda tem dúvidas sobre os documentos digitais? Entre em contato através do 0800 728 2324

8 comentários

  • Everson Serrato
    04/04/2023 às 22:54

    Muito útil esse aplicativo

    • Rodrigo Soares Martins
      11/08/2023 às 12:46

      E para veículo em nome de PJ? Como faço?

      • Mariana Czerwonka
        11/08/2023 às 13:42

        Rodrigo

        Apenas pelo Portal de Serviços da Senatran com login através do Certificado Digital da empresa.

        Equipe Portal

  • Tiago Santana
    13/07/2023 às 09:45

    e para veiculos em nome de empresa, como faz?

  • Ewerton
    23/11/2023 às 08:52

    Se eu compartilhar o CRLV com um pessoa e ela cometer um infração de transito, a infração vai direto para a CNH da pessoa, ou vem pra mim e só depois tenho que indicar o condutor da forma tradicional ?

    • Mariana Czerwonka
      23/11/2023 às 15:17

      Ewerton

      Se você não indicar essa pessoa como “Principal Condutor” a multa vai para o proprietário que deverá indicar o condutor no prazo estabelecido.

      Equipe Portal

  • Evelin
    06/12/2023 às 18:38

    Temos um carro que é PCD e está no nome do meu filho é menor de 18 anos, como faço para baixar o licenciamento, já que ele não tem CNH?

  • CASSIA MARCON
    29/05/2024 às 16:06

    Se o veículo é de pessoa jurídica, como compartilha?

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *