Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de fevereiro de 2024

Detran esclarece problemas na atualização do CRLV 2024

Após uma série de reclamações quanto a atualização do CRLV 2024, o Portal do Trânsito entrou em contato com o Detran/RJ para entender o que está acontecendo. Acompanhe!


Por Mariana Czerwonka Publicado 06/02/2024 às 08h15 Atualizado 07/02/2024 às 17h37
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Atualização CRLV 2024
Todos os débitos do veículo devem estar para a atualização do CRLV 2024 na CDT). Foto: Divulgação Detran/RJ

Nos últimos dias, o Portal do Trânsito recebeu uma série de depoimentos de proprietários de veículos registrados no Rio de Janeiro que não conseguem atualizar o CRLV 2024, mesmo estando com todos os débitos pagos, inclusive o IPVA 2024. Por esse motivo, entramos em contato com o Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran/RJ) para entender os motivos para a demora da atualização do documento de licenciamento do ano vigente.

Conforme o Detran/RJ, o sistema para a obtenção do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) está passando por adequações para ajuste de demanda.

“O acesso ao documento 2024 estará disponível no prazo máximo de 15 dias”, informa o órgão.

O órgão destaca ainda que o usuário não será prejudicado.

“Motoristas com o licenciamento anual 2023 em dia não encontrarão problemas para circular com seu veículo, uma vez que este documento tem validade pelo menos até o fim de maio deste ano”, esclarece a nota enviada ao Portal do Trânsito.

Ainda segundo o Detran/RJ, o prazo de licenciamento 2024 vai até 31 de maio para veículos com final de placa 0, 1 e 2. Até 30 de junho para final de placa 3, 4 e 5. E até 31 de julho para final de placa 6, 7, 8 e 9. Até lá, o CRLV 2023 estará válido (veja calendário abaixo).

image

Alerta do Detran

Em nota, o Detran/RJ reforçou que, para o licenciamento 2024, em cumprimento de determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), há a necessidade da quitação integral do IPVA e das multas de trânsito vencidas. Além disso, do pagamento da Guia de Regularização de Taxas (GRT) de 2024. Conforme o órgão, débitos de anos anteriores também impedem a emissão do documento. “Veículos a gás precisam fazer a vistoria anual do GNV. Veículos de carga, de transporte escolar e de transporte coletivo de passageiros devem fazer a vistoria veicular”, explica o Detran/RJ.

Por que só pagar a taxa de licenciamento não libera o CRLV 2024?

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (Art.131 § 2º) o veículo somente será considerado licenciado estando quitados os débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais vinculados ao veículo, independentemente da responsabilidade pelas infrações cometidas. Ou seja, de acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a taxa de licenciamento do veículo é apenas um dos débitos que é preciso pagar para que se atualize o CRLV do ano vigente. “Só se libera o documento com o pagamento total do IPVA, do licenciamento e de quaisquer débitos de multas. O condutor deve verificar as pendências de débitos do veículo junto ao Detran, órgão que gera o CRLV-e”, orienta a Senatran.

Isso quer dizer que não basta apenas pagar a taxa de licenciamento, todos os outros débitos do veículo devem estar quitados para que o CRLV 2024 apareça na Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Lembrando que há algum tempo os Detrans não emitem mais o CRLV em papel moeda. É possível ter acesso ao documento através da Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou imprimi-lo em folha de papel A4 branca.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

41 comentários

  • José Neiva Ribeiro
    06/02/2024 às 12:20

    E quem não conseguiu atualizar nem o 2023, pois o meu consta como último licenciamento no ano de 2022 e segundo me informou o fiscal do Detran rj em uma blitz eu não posso tráfegos com o veículo.

    • Offensive- Flavio
      06/02/2024 às 20:59

      Realmente se for.pego numa blitz, vc estará irregular, só atualiza direto pro 2024 agora.

    • Marcelo Pelosi
      08/02/2024 às 02:15

      Neste ano de 2024, que se inicia, TODOS os veículos, independente do final da placa, devem estar licenciados e com o CRLV-e impresso ano 2023, sob pena de serem removidos para o depósito. E, ainda, não mais necessitam serem abordados pela fiscalização para a atuação por falta de licenciamento anual, sendo, portando permitida a autuação EM TRÂNSITO, após mera consulta no sistema informatizado, via palm top etc!

      • Wagner Dias Pereira
        21/02/2024 às 20:02

        Estou com 2022 já paguei tudo fiz vistoria e não atualiza preciso do carro o que fazer ,tenho entrar na justiça porque estou tendo prejuizo

    • Paulo Teixeira
      08/02/2024 às 08:35

      Só do Detran do Rio de Janeiro que apresenta esse erro. O de São Paulo o pagamento é imediatamente compensado e o documento é atualizado com 24hs. O negocio é emplacar em outro estado. E deixar o LIXO de Janeiro sem recolhimento.

  • Elaine Dantas Amaral
    06/02/2024 às 13:03

    Eu sou deficiente física, estou isenta do IPVA, já efetuei o pagamento do CRLV, não possuo multas em meu veículo e mesmo assim não está disponível meu documento 2024, como proceder neste caso?

    • Offensive- Flavio
      06/02/2024 às 21:00

      Aguardar a atualização do 2024

    • Alice Serpa
      07/02/2024 às 11:35

      Eu já paguei ipva, crlv, fiz vistoria, não tenho multa e não tenho atualização do documento.

  • José Neiva Ribeiro
    06/02/2024 às 15:34

    O sistema pra cobrar os impostos nunca falha, agora pra fornecer o serviço que foi pago sempre tá passando por atualizações, reformulações e todo o tipo de justificativas.

    • José Moreira Alves
      08/02/2024 às 00:58

      Meu nome é José Moreira Alves.
      Em 28/12/2023 fui autuado pelo Detran com uma penalidade de 7 pontos na carteira, além do valor de 293,00, devido ao DETRAN não ter atualizado os dados de pagamentos.
      Sempre que tentei licenciar o veículo vinha a informação de Débito tanto de IPVA com taxas de licenciamento.
      Pra resolver tive que ir ao posto do Detran no Flamengo/Catete por mais de uma vez e reclamar da falta de atualização do sistema. Uma vergonha o que estão fazendo, desde o ano de 2023 o sistema têm problemas de atualização, no final, o prejuízo é todo do contribuinte.

    • Marcio
      12/02/2024 às 13:48

      15 dias a partir de que dia ? Se for da data de pagamento já passou muito e nada. Não tenho multas ( tenho o nada consta diário… imprimo todos… pronto todos na digital ) e nada… só o RJ… Terra de ninguém… salve-se quem puder…

      • Mauro Simões do Nascimento
        18/02/2024 às 17:22

        Tbm estou passando pelo mesmo problema no município de Cabo frio RJ ando temeroso estando com tudo pago em uma parcela única e o de 2024 não atualiza é como se eu estivesse irregular e não estou🤔

        • Luck Martins
          21/02/2024 às 17:35

          Tbm efetuei o pagamento no dia 18.01.2024 e ainda nâo atualizou no sistema

  • Sérgio Amaro
    06/02/2024 às 16:12

    O meu veículo é de 2006, logo não pago IPVA, e Tb não consta multa, e o CRT desse ano foi pago em janeiro, e até hoje o APP carteira digital de trânsito ainda está como 2023.

    • Sérgio
      11/02/2024 às 18:49

      Boa noite!
      O idoso/idosa que não tem a carteira digital de trânsito como faz?????

  • Elson A. Burity
    06/02/2024 às 17:32

    O DETRAN necessita ser bem mais ágil. É um absurdo pagar todos os encargos e nada receber em troca. Isso é um absurdo!

  • Norberto Raimundo Pinheiro
    06/02/2024 às 17:39

    Boa tarde venho pôr meio desse informar que eu não consegui o clrv de 2023 e estou tentando o clrv de 2024 meu nome é Norberto Raimundo Pinheiro c puder me ajudar agradeço desde de já

  • FRANCISCO QUWIROZ
    06/02/2024 às 17:49

    Ao se parcelar as multas, em se pagando a primeira parcela, estando com os demais pagtos do veículo em dia, é possível a emissão do CLRV???

  • Maurilio Braga Marinho
    06/02/2024 às 19:52

    O Bradesco parcela pelo aplicativo.

  • RODRIGO OCTÁVIO RAMALHO GONÇALVES
    07/02/2024 às 02:12

    Paguei todos os dois IPVAS (CARRO E MOTO). TODOS OS LICENCIAMENTOS (CARRO E MOTO). NÃO TENHO MULTAS NOS DOIS VEÍCULOS E ESTOU AGUARDANDO A CLRV A MAIS DE 1 MÊS.

    • Ralph
      15/02/2024 às 15:15

      idem. paguei tudo há mais de um mês, nada de atualizar o CRLV 2024.

  • MAURICIO MARTINS DA SILVA
    07/02/2024 às 10:19

    Paguei o ipva e a taxa de licenciamento em 18/01/24 e ja tem mais de 15 dias ,por que não atualizou ja que o detran falou que seria atualizado em 15 dias ?

  • Paulo
    07/02/2024 às 10:43

    Qual o local correto para consultas de multas ? No app carteira digital consta uma coisa e no site do detran outra , qual seguir ?

    • Mariana Czerwonka
      07/02/2024 às 11:05

      Paulo

      Você deve verificar através do aplicativo qual é o órgão autuador. A partir daí, entrar em contato com este órgão para ter mais informações.

      Equipe Portal

  • Roberto Monteiro
    07/02/2024 às 12:40

    Pode caracterizar estelionato, sujeito a multas e ressarcimentos… Isso porque, é um serviço que pagamos para ser prestado, MAS, se não estavam em condições de prestá-lo, JAMAIS PODERIAM TER DISPONIBILZADO O PAGAMENTO PARA TAL, resultando em JÁ termos pago por algo que não tinham para vender…

  • Marcelo Ribeiro
    07/02/2024 às 14:20

    Boa tarde, isso é um absurdo paguei dia 11, já fiz o gnv ,não tenho multa tudo ok,vcs esperando o que para resolver, esperar levar multa para enrolar tudo, todos na vida tem direito e deveres, meu dever já fiz , e ao contrário estar difícil.

  • Falbo
    08/02/2024 às 09:24

    Tenho moto, tudo em dia, nenhuma multa ou débito pendente, mas só tenho o CRLV de 2022
    Até hoje o de 2023 não veio, o do meu carro já veio 2023, espero que o 2024 venha para os dois
    uma bagunça esse Detran, sempre foi
    Graças ao Bolsonaro, tivemos uma aliviada no Seguro DPVAT e acabou a farra das vistorias, que eles sempre queriam arrancar uma grana nossa, vagabubdos..
    Pior que o DPVAT volta e se bobear, as vistorias nas garras do Detran tb..

  • Marcelo H M Fiuza
    08/02/2024 às 09:49

    Mesmo caso relatado por vários aqui: Sem multas, tudo pago desde o dia 14/01/24 e nada da documentação atualizada, de 2024, no sistema.

  • Wagner Roberto
    08/02/2024 às 17:31

    Tenho dois carros e já paguei tudo e até agora nada de 2024 já faz uns 10 dia

  • Daniel
    09/02/2024 às 01:00

    Legal… só faltou falar quando q vão consertar isso…. o meu está atrasado, tive que ir no Detran e abrir um processo administrativo… e vou ter que esperar p atualizar.. ou seja, não adiantou nada! Esse Detran tira onda com nossa cara! Mas não podemos fazer nada… eles deveriam prestar serviço o nos, mas na verdade, somos reféns desse sistema!

  • Carlos
    09/02/2024 às 13:48

    Eu paguei a taxa de licenciamento de 2023 em 2024, logo, não tenho o CRLV de 2023.
    Já paguei a taxa de licenciamento de 2024 também, a primeira cota do IPVA de 2024 e não tenho multas vencidas. Eu consigo tirar o CRLV de 2023 antes de pagar as próximas cotas do IPVA 2024 que ainda não venceram?

  • paulo mello
    17/02/2024 às 23:10

    a reportagem enrolou, enrolou, enrolou e nao respondeu a pergunta:
    “Porque aqueles que nao tem multa pendente, ja pagaram o ipva 2024 na integralidade e ja recolheram o taxa de licenciamento 2024 ainda nao conseguem emitir o CRLV 2024?”
    Sem embromation desta vez, faça o favor.

    • Paulo
      19/02/2024 às 10:04

      O DETRAN RJ, OS CIDADÃOS COM TODOS OS DEBITOS VEICULARES, APRESENTADOS PELO ORGÃO, ((QUITADOS)), MESMO COM TODAS AS EXPLICAÇÕES MIRABOLANTES APRESENTADAS PELO ORGÃO, O CIDADÃO PREJUDICADO, JA PERCORRIDO A VIACRUSSES, PEREGRINAÇÃO OU OUTRA EXPRESSÃO QUE DEMANDEM SEU INFORTÚNEO, PARA TER O DIREITO DE IR E VIR. ACESSAR O SITE E MESMO PROCURANDO O ORGÃO FISICO, SENDO JA ALVO DE INUMERAS RECLAMÇÕES E DESAFETOS . ****** DETRAN RJ SE NEGANDO A LIBERAR O CRVL 2024****, #########SO EVAI FALTAR O CIDADÃO ENTRAR COM MANDADO DE SEGURANÇA PARA GARANTIR SEU DIREITO.######

  • José Cesar
    19/02/2024 às 14:20

    É vergonhoso o que acontece no Detran/RJ. O STF já decidiu, inúmeras vezes, que licenciamento NADA tem a ver com quitação de multas. O Detran NÃO pode exigir o pagamento de multas para efetivar o licenciamento, até porque pode ocorrer recurso das multas e até mesmo seu cancelamento. No entanto, o Detran/RJ insiste em exigir a cobrança de multas porventura emitidas para que se possa obter o licenciamento anual… O STF deveria prender o DIRETOR do Detran, não pessoas comuns do povo. Isso sim é um desrespeito ao tribunal. Eu não tenho multa, paguei o licenciamento no dia 9 de janeiro e, até hoje, não consigo atualizar o documento para 2024…. Incrível.

    • Tiago
      20/02/2024 às 15:44

      Alerta do Detran
      Em nota, o Detran/RJ reforçou que, para o licenciamento 2024, em cumprimento de determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), há a necessidade da quitação integral do IPVA e das multas de trânsito vencidas. Além disso, do pagamento da Guia de Regularização de Taxas (GRT) de 2024. Conforme o órgão, débitos de anos anteriores também impedem a emissão do documento. “Veículos a gás precisam fazer a vistoria anual do GNV. Veículos de carga, de transporte escolar e de transporte coletivo de passageiros devem fazer a vistoria veicular”, explica o Detran/RJ.

  • Ricardo Machado
    19/02/2024 às 22:20

    Paguei a taxa e IPVA 2024, no dia 24/01/2024, hoje já é dia 19/02/2024 e nada de atualização da minha CRLV.

  • Girleide
    20/02/2024 às 14:43

    Tenho 3 carros paguei todas as taxas a 1 mês e nenhum documento foi liberado até o momento,vergonhoso .

  • Carlos Rezende
    20/02/2024 às 19:01

    Paguei o IPVA 2024 em 22/01/24 e até o momento não foi atualizado o CRLV no aplicativo CDT. Não existe qualquer pendência ou restrição, já confirmado junto ao DETRAN.

  • Elias de Lima
    20/02/2024 às 22:13

    Tenho um Carro com o licenciamento 2022, vistoriei o Gnv,paguei os GRT’s (23 e 24) e não posso rodar, pois, o último licenciamento é 2022. Os pagamentos dos GRT’s já constam no sistema, mas o CRLV não atualiza.

  • Antenor Timelo Rego
    22/02/2024 às 09:51

    Vergonha esse Detran, antro de corrupção, coisa básica eles não resolvem

  • Cristiano Rocha