Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

10 de dezembro de 2024

Detran/PB destaca importância da comunicação de venda dos veículos


Por Assessoria de Imprensa Publicado 01/08/2021 às 11h12 Atualizado 08/11/2022 às 21h25
Ouvir: 00:00

A comunicação de venda evita problemas, especialmente para o vendedor, que se protege de supostas notificações por infrações cometidas pelo novo proprietário.

Comunicação de vendaFoto: Arquivo Tecnodata

Com a finalidade de otimizar e regularizar os procedimentos de compra e venda de veículos, garantindo maior segurança aos envolvidos, a direção do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran/PB) destacou a importância da comunicação de vendas de veículos.

O documento evita constrangimento para as partes, especialmente para o vendedor, que se protege de supostas notificações por infrações cometidas pelo novo proprietário. Além disso, a comunicação de venda é um serviço gratuito.

O serviço é oferecido por meio de agendamento, no site www.detran.pb.gov.br. Para isso, o usuário clica em AGENDAMENTOS, Agendar Serviço, Veículo e Comunicação de Venda. Preenche os dados solicitados e, no dia agendado, comparece ao Detran, munido dos seguintes documentos: RG, CPF, cópia do recibo do veículo (Certificado de Registro de Veículos – CRV) devidamente preenchido, assinado pelas partes envolvidas. Além disso, deve estar autenticado com firma reconhecida por autenticidade.

É obrigatória a apresentação do protocolo de agendamento, bem como o uso de máscara.

De acordo com a Lei 14.071/2020, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB),

“No caso de transferência de propriedade, expirado o prazo previsto no § 1º do art. 123 deste Código sem que o novo proprietário tenha tomado as providências necessárias à efetivação da expedição do novo Certificado de Registro de Veículo, o antigo proprietário deverá encaminhar ao órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal, no prazo de 60 (sessenta) dias, cópia autenticada do comprovante de transferência de propriedade, devidamente assinado e datado. Sob pena de ter que se responsabilizar solidariamente pelas penalidades impostas e suas reincidências até a data da comunicação”.

As informações são do Detran/PB

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *