Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de julho de 2024

Detran/SC alerta para golpe do falso PIX

Um falso site se passa pelo órgão de trânsito oficial e solicita pagamentos de taxas, como o IPVA e licenciamento, através de PIX.


Por Mariana Czerwonka Publicado 28/06/2024 às 11h30
Ouvir: 00:00
falso PIX
Detran/SC faz alerta sobre golpe do falso PIX. No estado, o pagamento de tributos é feito através de boletos. Foto: VadimVasenin para Depositphotos

O Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC) está alertando os usuários sobre um golpe que está acontecendo no estado. Um falso site se passa pelo órgão de trânsito oficial e solicita pagamentos de taxas, como o IPVA e licenciamento, através de PIX.

De acordo com o Detran/SC, o órgão ainda não aceita essa modalidade de pagamento.

“O site oficial do Detran/SC é www.detran.sc.gov.br”, alerta o órgão em seu site.

O pagamento, em Santa Catarina, só pode ser feito  através de boleto com código de barras.

Ainda conforme o Detran/SC, o departamento jurídico está preparando as medidas necessárias. O Detran/SC e o CIASC/SC – Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina, estão trabalhando para que a população não sofra nenhum prejuízo.

Atenção

Se você foi vítima do golpe do site falso do Detran/SC, procure a Polícia e faça a denúncia levando a cópia do comprovante do PIX. O Detran/SC já comunicou o caso às autoridades policiais que estão investigando o golpe.

Outros estados

Em alguns estados brasileiros, o contribuinte consegue fazer o pagamento das taxas dos veículos via PIX. Conforme os governos estaduais que disponibilizam essa forma de pagamento, a opção tem como objetivo facilitar a vida dos contribuintes. Além disso, o pagamento é mais ágil.

Veja estados que aceitarão PIX para o pagamento de tributos do veículo em 2024

EstadoAceita PIX
AcreSIM
AlagoasNÃO
AmapáNÃO
AmazonasNÃO
BahiaSIM
CearáSIM
Espírito SantoSIM
GoiásNÃO
MaranhãoSIM
Mato GrossoSIM
Mato Grosso do SulSIM
Minas GeraisSIM
ParáNÃO
ParaíbaNÃO
ParanáSIM
PernambucoNÃO
PiauíSIM
Rio de JaneiroNÃO
Rio Grande do NorteNÃO
Rio Grande do SulSIM
RondôniaSIM
RoraimaNÃO
Santa CatarinaNÃO
São PauloSIM
SergipeSIM
TocantinsSIM
Distrito FederalNÃO

IMPORTANTE: Essa tabela pode ser atualizada há qualquer momento, já que boa parte dos Detrans pode adicionar essa modalidade de pagamento durante o ano em exercício. Qualquer dúvida, entre em contato imediatamente com o Detran de seu estado.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *