Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de julho de 2024

Veículos com placas de finais de 1 e 2 que não quitaram IPVA 2022 são notificados na BA


Por Assessoria de Imprensa Publicado 08/11/2022 às 14h03
Ouvir: 00:00

Para conseguir a quitação e obter o licenciamento, o contribuinte deve primeiro pagar o IPVA notificado.

Os veículos com placas de finais 1 e 2 que não efetuaram o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2022) receberam notificação após encerramento dos respectivos prazos estabelecidos pelo calendário anual da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba). Nestes casos, para conseguir a quitação e obter o licenciamento, o contribuinte deve primeiro pagar o IPVA notificado. Só após estas etapas é possível emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLV-e).

Os proprietários de veículos com placas de finais 3 a 0 ainda podem procurar os bancos credenciados (Banco do Brasil, Bradesco e Bancoob) para regularização do IPVA, do licenciamento e posterior emissão do CRLV-e. Ou seja, o pagamento pode ser feito via agência, caixa eletrônico, aplicativo ou site do banco.

O calendário de pagamento do IPVA está disponível no site www.sefaz.ba.gov.br, no Canal Inspetoria Eletrônica –> IPVA –> Calendário. Para mais informações, o contribuinte pode ligar para o call center 0800 071 0071 ou enviar e-mail para faleconosco@sefaz.ba.gov.br.

A Sefaz-Ba lembra que não se envia mais o CRLV-e para o endereço do contribuinte, que deve imprimir o documento ou gerar arquivo digital para ficar salvo no aparelho celular, após o pagamento total do licenciamento. O documento pode ser emitido pelo SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br). É necessário ter cadastro no SAC Digital, que só é possível acessar mediante usuário assim como senha.

Como quitar IPVA 2022 de veículos notificados

Para quitar o imposto já notificado, basta acessar o site www.sefaz.ba.gov.br, clicar no ícone Inspetoria eletrônica –> IPVA -> Emissão de DAE notificados/bloqueados. Além disso, o proprietário do veículo deve ter em mãos o número do Renavam.

A Sefaz-Ba alerta que, em caso de não pagamento da notificação, o contribuinte pode ser inscrito, por exemplo, em dívida ativa.

As informações são da Ascom / Sefaz-Ba

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *