Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de julho de 2024

Existe maneira correta de dar passagem para ambulâncias? Portal foi atrás da resposta!

O condutor precisa saber como agir para evitar acidentes e facilitar o atendimento de emergência para quem necessita.


Por Mariana Czerwonka Publicado 17/11/2023 às 08h15
Ouvir: 00:00
Passagem para ambulâncias
A prioridade de passagem para ambulâncias deve acontecer, mas com segurança. Foto: 47sasha1 para Depositphotos

É de conhecimento de todos os condutores que veículos de emergência em serviço, com sirene e luzes intermitentes ligadas, têm prioridade sobre os demais. E isso pode ocorrer em diversas situações no trânsito e o condutor precisa saber como agir para dar passagem a ambulâncias, evitar acidentes e facilitar o atendimento de emergência para quem necessita. Lembrando que  os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias são considerados veículos de emergência.

Uma das situações é quando o sinal de trânsito está fechado e uma ambulância solicita passagem. Alguns condutores ficam em dúvida se devem ou não ultrapassar o sinal para liberar a pista para a ambulância. Alguns se queixam, inclusive, de terem recebido multas por avanço de sinal, por terem dado passagem a veículos de emergência.

De acordo com Eliane Piestak, especialista em trânsito, a prioridade de passagem deve acontecer, mas com segurança. Segundo ela, se um veículo de serviço de urgência e emergência solicitar passagem, o condutor deve dar, mas evitando sempre furar o sinal vermelho.

“De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o correto é quando os dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação intermitente estiverem acionados, indicando a proximidade dos veículos, todos os condutores deverão deixar livre a passagem pela faixa da esquerda, indo para a direita da via e parando, se necessário”, explica.

Conforme a especialista, inclusive há orientação para os pedestres nessa mesma situação. “Os pedestres, ao ouvirem o alarme sonoro ou avistarem a luz intermitente, deverão aguardar no passeio e somente atravessar a via quando o veículo já tiver passado pelo local”, diz.

O CTB deixa claro também que a prioridade de passagem na via e no cruzamento deverá se dar com velocidade reduzida. Além disso, com os devidos cuidados de segurança.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *