Multas de trânsito: sistema digital reduz tempo de resposta de 750 para 7 dias no Paraná
O tempo de resposta para defesas prévias caiu de 750 para apenas 7 dias, trazendo mais agilidade e eficiência para motoristas e órgãos de trânsito.

A modernização dos serviços públicos tem transformado a relação entre cidadãos e gestão municipal. No Paraná, essa revolução chegou à administração de infrações de trânsito com o GIT (Gestão de Infrações de Trânsito), sistema desenvolvido pela Celepar que substituiu processos físicos por uma plataforma digital integrada. O resultado? O tempo de resposta para defesas prévias em relação a multas de trânsito caiu de 750 para apenas 7 dias no Paraná, trazendo mais agilidade e eficiência para motoristas e órgãos de trânsito.
Atualmente, 46 municípios paranaenses já utilizam o GIT para reduzir burocracias e modernizar o processamento de multas. Em Curitiba, o sistema opera desde 2013 e, com a integração ao Geproc (Sistema de Gestão Eletrônica de Processos) em 2018, a tramitação ficou ainda mais rápida e transparente.
Tecnologia a favor do trânsito
A digitalização impactou diversos procedimentos. Indicações de condutores, que antes demoravam 180 dias para serem analisadas, agora são oficializadas no dia seguinte(presencialmente) ou em até 7 dias (via Correios ou protocolo online). Já a análise de recursos da JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infrações) teve uma redução expressiva: caiu de 700 para 100 dias.
Para Rafaela Aparecida de Almeida, doutora em Gestão Urbana, o sistema traz benefícios não só para os condutores, mas também para o planejamento do transporte e a segurança viária.
“O GIT é um exemplo de como a tecnologia pode tornar as cidades mais eficazes, sustentáveis e conectadas”, destaca.
Em Maringá, a digitalização trouxe mais organização e controle para os processos. Conforme o servidor público Anderson Beraldo, “o GIT aumentou a eficiência e a segurança para motoristas e gestores”. Hoje, a cidade opera 100% digitalmente na gestão de infrações, tornando o serviço mais acessível.
Expansão e futuro digital
A transformação também alcançou o Detran-PR. Antes da digitalização, 100% dos processos de defesa e recursos eram presenciais. Hoje, 70% são realizados online, evitando deslocamentos e reduzindo custos para os cidadãos. Em Curitiba, 65% dos processos já são enviados digitalmente, enquanto 25% chegam pelos Correios e 10% são feitos presencialmente. Só em 2024, foram registrados 240 mil processos na capital.
O objetivo agora é expandir o GIT para mais municípios, fortalecendo a modernização da gestão de trânsito no estado.
“Estamos compartilhando nossa experiência de 60 anos com as prefeituras para tornar a administração pública mais eficiente e digital”, afirma André Telles, diretor de Mercado da Celepar.
Além do GIT e do Geproc, a Celepar oferece a plataforma Celepar Cid@des, que reúne soluções como Wi-Fi público, controle de frequência escolar por reconhecimento facial assim como sistemas de comunicação em nuvem. Atualmente, 92 municípios já adotaram pelo menos um desses serviços, reforçando o compromisso com uma gestão pública mais ágil, transparente e acessível.
Com informações da Agência Estadual de Notícias