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Operação da PRF combate o excesso de velocidade nas rodovias federais

Realizada em dez estados e no Distrito Federal, Operação Velocidade Máxima buscou a prevenção e redução de acidentes em pontos críticos das rodovias federais.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 09/09/2023 às 13h30
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Operação PRF excesso de velocidade
As equipes da PRF utilizaram radares portáteis instalados em pontos considerados críticos para combater o excesso de velocidade. Foto: Divulgação PRF.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou em agosto a Operação Velocidade Máxima. Em dezenove dias de ações direcionadas ao combate ao excesso de velocidade, prevenção e redução de acidentes nas rodovias federais, os policiais se concentraram em quatro regiões do país – Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

Para fiscalizar a velocidade dos veículos, as equipes da PRF utilizaram radares portáteis instalados em pontos considerados críticos – cada um com dez quilômetros de extensão – por terem alto índice de acidentes graves.

Ao todo, a operação flagrou 107.819 veículos acima do limite de velocidade.

A presença dos policiais contribuiu para a redução de 9,77% no número de acidentes graves, em comparação com o mesmo período do ano passado. A PRF constatou que, com a fiscalização reforçada nos trechos abrangidos pela operação, o número de feridos diminuiu. Entretanto, mesmo com o trabalho intensificado, o número de mortes aumentou em relação a 2022.

20232022
Acidentes Graves240 (-9,77%)266
Mortes69 (+21%)57
Feridos1.065 (-1,3%)1.079

O estado que registrou o maior número de veículos com excesso de velocidade foi o Ceará (24.810 flagrantes), seguido por Minas Gerais (21.216), Goiás (17.416), Paraná (15.101), Santa Catarina (10.988), Rio Grande do Sul (9.313), Rio Grande do Norte (3.064), Rio de Janeiro (2.987), Pernambuco (1.538), São Paulo (1.043) e Distrito Federal (343).

PRF mapeia pontos críticos para combater excesso de velocidade

Os trechos incluídos na Operação Velocidade Máxima fazem parte do mapeamento da PRF que possui 203 pontos – cada um com extensão de dez quilômetros  – considerados críticos nas rodovias federais por concentrarem alto índice de acidentes graves. O banco de dados reúne, de forma detalhada, as informações dos locais, número de ocorrências, mortes e feridos, além da variação dos índices entre os anos de 2022 e 2023.

Unidade da Federação (UF)Pontos críticos
Minas Gerais (MG)36
Santa Catarina (SC)33
Paraná (PR)20
Rio de Janeiro (RJ)17
São Paulo (SP)15
Goiás (GO)11
Pernambuco (PE)11

Os 203 trechos críticos representam apenas 3,95% da malha viária federal. No entanto, de janeiro a maio deste ano, registraram 2.232 do total de 7.440 acidentes graves. A estatística representa 30% das ocorrências de maior gravidade ocorridas nas rodovias federais. A atualização dos números é constante bem como auxilia a PRF a definir estratégias para reduzir as ocorrências.

Redução da mortalidade

Em 2018, o Brasil registrou índice de 53 mortes por milhão de veículos. Por isso, naquele ano, o país criou o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – PNATRANS. O plano segue as diretrizes estabelecidas pela Nova Década de Segurança no Trânsito, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A meta do PNATRANS é reduzir a mortalidade no trânsito brasileiro em 50% nos próximos 10 anos. Além disso, alcançar o índice de 26 óbitos por milhão de veículos. Órgãos assim como especialistas em trânsito, além da sociedade civil, fizeram, em 2021, a revisão das metas estabelecidas para o período. A previsão é de que, até 2028, o Brasil preserve 86 mil vidas.

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