Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de julho de 2024

Para que serve a blitz de trânsito? 

A blitz policial, popularmente conhecida como blitz de trânsito, é uma abordagem que acontece de forma estratégica. Entenda a importância dela e o que fazer ao parar em uma blitz!


Por Accio Comunicação Publicado 09/11/2023 às 13h30
Ouvir: 00:00

A blitz policial tem o objetivo de impedir a ocorrência de ilegalidades. Sendo assim, entre as ocorrências mais comuns estão identificar condutores que dirigem sem documentação regular, encontrar irregularidades com o veículo, flagrar infrações e crimes de trânsito, além de garantir a segurança das vias públicas. 

Visão de um carro da policia nas ruas
Foto: Freepik

O que fazer ao passar por uma blitz? 

Ao parar em uma blitz de trânsito, é importante ter em mãos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Os documentos digitais também são válidos.

Além disso, caso seja encontrada alguma irregularidade na hora da abordagem, o condutor pode perder pontos na CNH, ter o veículo retido, entre outras sanções. 

No entanto, o diretor do Portal do Trânsito, Celso Alves Mariano, reforça o impacto de ter cada vez menos agentes de trânsito e, consequentemente, menos blitz nas cidades. 

Precisamos, como cidadãos deste país que têm um trânsito tão violento, nos questionarmos: por que isso está acontecendo? Por que tem menos blitz? Quando tem blitz, não tem bafômetro e, ainda, sabemos que tem blitz, tem bafômetro, ainda assim pode haver a recusa. Temos uma série de outros desdobramentos que põem em xeque a capacidade que efetivamente temos de fiscalizar para ver se está tudo correndo bem no trânsito”, alerta Celso Mariano. 

Assista ao comentário completo de Celso Mariano sobre a quantidade de blitz nas cidades, no programa Tira-dúvidas do Portal do Trânsito. 

Como se comportar na abordagem policial? 

O primeiro passo é obedecer à ordem de parada e às ordens dos policiais. Do contrário, você estará cometendo um crime previsto no artigo 330 do Código Penal. 

Assim como, ao recusar o teste do bafômetro, o motorista está sujeito a receber uma multa e responder a um processo de suspensão do seu direito de conduzir veículos. 

Da mesma forma, é importante reduzir a velocidade no momento da parada e manter as duas mãos no volante para evitar ocorrências de determinados mal-entendidos. 

Por fim, para evitar transtornos e contribuir para uma abordagem mais tranquila, apresente todos os documentos solicitados. 

Veja também no Portal do Trânsito: 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *