Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de julho de 2024

Antena corta-pipa poderá ser obrigatória para todas as motocicletas

O PL pretende tornar obrigatório para motocicletas equipamento de proteção aparador de linha, conhecido como antena corta-pipas.


Por Mariana Czerwonka Publicado 05/08/2023 às 08h15
Ouvir: 00:00
Antena corta-pipa
Agentes de trânsito da AMC, de Fortaleza, distribuem antenas corta-pipas nas abordagens aos motociclistas. Foto: Divulgação AMC

Incluir, no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a antena corta-pipa como equipamento obrigatório para motocicletas. Esse é o tema do Projeto de Lei 3643/23 que começou a tramitar na Câmara dos Deputados.

De autoria do deputado Dr. Victor Linhalis (PODE/ES), o PL pretende tornar obrigatório para as motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos, equipamento de proteção aparador de linha, conhecido como antena corta-pipas, nos termos de regulamentação do Contran.

Conforme o deputado, o objetivo é prevenir acidentes com linhas com cerol ou linhas chilenas, que tanto acontecem e vitimam pessoas no Brasil. “As antenas corta-pipas são equipamentos baratos e extremamente eficazes na proteção dos motociclistas e pilotos de veículos similares, pois impedem que linhas com cerol causem graves acidentes com sérios ferimentos ou até mesmo a morte, visto que essas linhas lesionam principalmente o pescoço e o rosto desses usuários do trânsito”, justifica.

O deputado lembra que o CTB já estabelece a obrigatoriedade do aparador de linha para as motocicletas utilizadas no serviço de moto-frete. Além disso, essa obrigatoriedade também é frequentemente instituída nos regulamentos locais dos serviços de moto-táxi.

“Com este projeto, ampliamos essa obrigatoriedade a todos os veículos nos quais os condutores ficam expostos às linhas com cerol, aumentando a proteção à vida em nosso trânsito”, conclui.

Tramitação

O PL aguarda despacho do presidente da Câmara dos Deputados.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

2 comentários

  • Jorge Emílio M Cardoso
    05/08/2023 às 08:23

    Devíamos também cuidar dos idosos,pessoas internadas em hospitais com o diabo desta motos com canos de descarga alterados, pois ninguém conversa,ninguém dorme,ninguém fala ao telefone, ao celular deveriam terem os documentos retidos e anotados os cpfs lançados para não usarem em outras motos e se forem reincidentes ter a carteira de habilitação cancelada e não fazem nada por que a maioria dos votos vem da periferia ou seja, comunidades e a eles interessam não mexer com estes moradores é UMA VERGONHA

  • Jorge Emílio M Cardoso
    05/08/2023 às 09:01

    Caramba será que estamos novamente na DITADURA e não sabia?

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *