Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de julho de 2024

CCJ aprova criação de Dia Nacional do Agente de Trânsito


Por Agência de Notícias Publicado 02/01/2022 às 11h15 Atualizado 08/11/2022 às 21h16
Ouvir: 00:00

Proposta cria o Dia Nacional do Agente de Trânsito, a ser comemorado em 11 de maio. Além disso, prevê realização de cursos para os agentes e campanhas de prevenção de acidentes.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5166/19, que cria o Dia Nacional do Agente de Trânsito, a ser comemorado em 11 de maio.

A proposta foi aprovada em caráter conclusivo e deverá ser enviada direto ao Senado Federal, a não ser que seja apresentado recurso para votação em Plenário.

O texto aprovado prevê a realização, no decorrer do mês de maio, de programas de atualização profissional para os agentes de trânsito e campanhas de prevenção de acidentes.

Autor da proposta, o deputado Hugo Leal (PSD-RJ) considera que a proposta institui um dia para que os agentes de trânsito sejam lembrados pela sociedade e reconhecidos pelo seu papel na manutenção e organização do sistema de mobilidade urbana.

“Vai dar notoriedade e reconhecimento social aos profissionais que cumprem sua missão com primazia, na busca da redução de acidentes e mortes nas vias urbanas”, afirmou Leal.

Relator da proposta, o deputado Patrus Ananias (PT-MG) decidiu suprimir do texto final um artigo por considerar inconstitucional a criação de nova responsabilidade para o Conselho Nacional de Trânsito.

“É algo que só lei iniciada pelo Chefe do Executivo poderia fazer e há ofensa ao princípio das separações dos poderes”, explicou.

As informações são da Agência Câmara de Notícias

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *