04 de fevereiro de 2026

Comissão aprova acompanhante para pessoa com autismo ou Down em exame de direção veicular

Proposta segue em análise na Câmara dos Deputados.


Por Agência de Notícias Publicado 11/11/2025 às 18h00
Ouvir: 00:00
acompanhamento exame
O texto, do deputado Murilo Galdino (Republicanos-PB), foi aprovado por recomendação do relator, deputado Marangoni (União-SP). Foto: Divulgação DetranRS

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1240/25, que altera o Código de Trânsito Brasileiro para prever que as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou com Síndrome de Down têm direito a realizar o exame de direção veicular acompanhadas com uma pessoa de sua preferência para auxílio emocional e psicológico.

A aprovação do texto, do deputado Murilo Galdino (Republicanos-PB), aconteceu por recomendação do relator, deputado Marangoni (União-SP).

Marangoni avaliou que a proposição confirma a garantia de que todos são iguais perante a lei. No entanto, essa igualdade exige medidas para compensar desigualdades, viabilizando o acesso de pessoas com deficiência a direitos e oportunidades em condições justas. “A presença de uma pessoa de confiança durante o exame de direção pode reduzir a ansiedade e favorecer a concentração do candidato, sem prejuízo à avaliação técnica”, afirmou o relator.

“Oportunizar a obtenção da CNH por todas as pessoas, independentemente da sua condição, favorece a autonomia e a inserção social.”

Próximos passos

O projeto tramita em caráter conclusivo. Ele passará pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, é preciso a aprovação de deputados e senadores.

As informações são da Agência Câmara de Notícias

Agência de Notícias

Conteúdo enviado por Agências de Notícias especializadas que distribuem gratuitamente material específico aos grandes sites.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *