Curitiba poderá adotar campanha para segurança de animais no trânsito
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) começará a analisar um projeto de lei que propõe a criação da campanha permanente “Eu Freio para Animais”.

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) começará a analisar um projeto de lei que propõe a criação da campanha permanente “Eu Freio para Animais”. De autoria da vereadora Andressa Bianchessi (União), a iniciativa busca conscientizar motoristas e pedestres sobre a presença de animais no trânsito, reduzindo acidentes com espécies domésticas e silvestres.
A campanha prevê ações educativas para orientar a população e com mais intensidade no mês de maio, em alinhamento com o movimento Maio Amarelo, dedicado à segurança viária. Entre seus objetivos estão a promoção de programas de educação ambiental e o incentivo à participação de escolas, empresas e organizações da sociedade civil (005.00090.2025).
Campanha não terá impacto no orçamento municipal
O projeto estabelece que a Prefeitura de Curitiba desenvolva materiais educativos e campanhas publicitárias sobre o tema, além de autorizar parcerias com instituições para viabilizar as ações. Para evitar custos adicionais ao município, a proposta prioriza o uso de materiais reciclados e o envolvimento de voluntários e empresas socialmente responsáveis.
Atropelamentos justificam criação da campanha
Dados do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE) apontam que cerca de 300 mil animais são atropelados anualmente no Paraná. Diante dessa realidade, a campanha “Eu Freio para Animais” pretende reduzir esses números e incentivar o respeito à vida animal no trânsito.
“Ao integrar a causa animal ao movimento Maio Amarelo, ampliamos o público-alvo e fortalecemos a importância da coexistência harmoniosa entre humanos e animais no espaço urbano”, destaca a vereadora Andressa Bianchessi.
O projeto de lei aguarda agora a análise das comissões da Câmara Municipal de Curitiba.
As informações são da Câmara Municipal de Curitiba