Deputado quer CNH especial para quem dirige carro automático
É necessário adaptar os métodos de treinamento e avaliação dos condutores.
É comum encontrar motoristas que relatam dificuldades em dirigir carros com transmissão automática, muitos se acostumaram com a troca de marchas, posição dos pedais e o acionamento da embreagem. E quando são colocados em um veículo automático, podem se sentir “perdidos”. Da mesma forma, existem aquelas pessoas que preferem o automático ou possuem limitações e precisam conduzir carros mais tecnológicos. Pessoas com
deficiência ou PCD, por exemplo, sofrem para utilizar um câmbio manual de forma eficaz e segura. Sendo a única solução um automóvel com transmissão automática ou automatizada.
Com todo o avanço da tecnologia e aumento de dispositivos eletrônicos no veículo, o deputado Felipe Saliba (PRD/MG) criou um Projeto de Lei que propõe a prova prática da CNH sendo também em carro automático, com o objetivo de garantir que os futuros condutores estejam preparados para conduzir os dois tipos de veículos, e sabendo lidar com a variedade de equipamentos e sistemas presentes nos veículos atuais.
Como funcionaria
Hoje, ao tirar a primeira habilitação, o condutor tem permissão de dirigir qualquer veículo (automático ou manual), situação que pode acarretar dificuldades ou até mesmo um acidente, quando falamos de motoristas habilitados em veículos manuais que não acompanham a tecnologia avançada, como câmeras de ré, estacionamento assistido e sensores de presença. Portanto, tornou-se necessário adaptar os métodos de treinamento e avaliação dos condutores.
O PL propõe que durante o período que o condutor ficar com a Permissão para Dirigir ele deverá conduzir apenas o tipo de veículo que treinou e fez a prova prática do Detran. Dessa forma, a intenção é oferecer um período de adaptação gradual, garantindo que os condutores estejam preparados para conduzir os diferentes tipos de veículos de sua categoria de forma segura e responsável quando forem pegar a CNH definitiva.