Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Fundación Mapfre discute segurança viária entre os idosos


Por Mariana Czerwonka Publicado 25/09/2012 às 03h00 Atualizado 09/11/2022 às 00h04
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A cidade de Cabo Frio, na região dos Lagos/RJ, recebe, na Semana Nacional de Trânsito, uma atividade focada nos idosos. Desenvolvida pela Fundación Mapfre, a ação terá como finalidade discutir a Segurança Viária entre os idosos, além de abrir um espaço para a reflexão e conscientização entre profissionais que lidam com este público. A campanha, que é realizada desde 2010 em diversos municípios do Brasil, já beneficiou mais de 10 mil pessoas entre idosos, familiares, cuidadores e técnicos em gerontologia e tem como objetivo diminuir a quantidade de acidentes de trânsito com pessoas acima de 60 anos.

Segundo um levantamento elaborado pela Fundación Mapfre em 2010, em parceria com o Cesvi Brasil, com dados do Ministério da Saúde, CET-SP e IBGE, entre o total de vítimas por atropelamento no Brasil, 30% são idosos. Além disso, entre todas as vítimas fatais de ocupantes dos veículos, 11,73% são pessoas desta faixa etária. De acordo com a diretora da delegação da Fundación Mapfre no Brasil, Fátima Lima, a campanha é de extrema importância, já que grande parte das vítimas fatais em atropelamentos e outros tipos de acidentes são idosos. “De cada 10 pessoas mortas por atropelamentos três têm mais de 60 anos. Portanto, medidas preventivas e de conscientização são de extrema importância para evitar ainda mais mortes e proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas idosas”.

Ainda segundo a executiva, “como a população de idosos vem crescendo em ritmo acelerado ano após ano, a ação também coloca em pauta a necessidade de se adequar e planejar a sociedade para essa mudança no cenário demográfico do Brasil”.[1] A ação acontece até amanhã (25), das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, no Hotel Mandai (Av. Litorânea, 400 – 1º andar – sala 03 – Bairro Algodoal – Cabo Frio/RJ). A ação é uma parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social e de Saúde.

Fonte: Portal Nacional de Seguros

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *