Notícias

Notícias

Horário de verão pode aumentar predisposição a acidentes de trânsito 

Horário de verão pode aumentar predisposição a acidentes de trânsito
O corpo avisa quando é hora de parar e descansar.

Horário de verão

Adiantamento do relógio provoca sonolência, lentidão de raciocínio e falta de apetite

A maioria das pessoas costuma ficar cansada e com sono devido à chegada do horário de verão, marcada para este domingo (20). Segundo a professora Rosemeire dos Santos Vieira, coordenadora da especialização em enfermagem pediátrica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, além do cansaço, o adiantamento do relógio em uma hora pode aumentar a predisposição a acidentes de trânsito e de trabalho.

— O corpo, de acordo com o seu relógio biológico, está preparado para liberar o cortisol e a insulina [substâncias responsáveis pelo despertar] uma hora mais tarde, na parte da manhã. Com a alteração do horário, aumenta as chances de a pessoa ter sonolência, lentidão de raciocínio, perda de memória, falta de apetite, queda no rendimento escolar, ansiedade, baixa autoestima e flutuação do humor.

Por conta dessas alterações orgânicas, o sono também é prejudicado. De acordo com a especialista, “o ciclo do organismo estava preparado para liberar a melatonina, substância química do sono, uma hora mais tarde. Agora, o corpo precisa adaptar esse processo para uma hora mais cedo”.

— É por isso que a pessoa fica na cama uma hora sem dormir.

Crianças, adultos e idosos sentem bastante esse impacto negativo causado pelo horário de verão. Mas, para que o organismo não sofra tanto com essa alteração, a dica é dormir 30 minutos antes do horário habitual, duas noites anteriores ao início do adiantamento do relógio.

— Ajustar a luminosidade e a sonoridade do ambiente, diminuir o ritmo das atividades, evitar comidas gordurosas à noite e não deixar a televisão ligada também ajudam a ter um sono de boa qualidade.

No caso de crianças, a professora recomenda a mudança do horário da alimentação, pois evita a falta de apetite e a troca de alimentos saudáveis por guloseimas.

— Os pais também podem adquirir rituais como a leitura de histórias infantis, banhos relaxantes, massagem e músicas calmas para que o filho durma melhor.

Vantagens do horário de verão para a saúde O horário de verão também tem suas vantagens. Para a especialista, o maior período de exposição à luz do sol aumenta as chances de o corpo absorver vitamina D.

— Essa vantagem depende de onde a pessoa mora ou trabalha. Se ela não tem muito contato com a luz do sol, ela não vai adquirir esse benefício.

Em contrapartida, a exposição aos raios ultravioletas exige o uso do protetor solar.

— A falta do bloqueador solar aumenta o risco de desenvolver câncer de pele.

Fonte: R7

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *