08 de dezembro de 2025

Implantação de barreiras eletrônicas nas rodovias aumentou nove vezes


Por Mariana Czerwonka Publicado 14/12/2014 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h59
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Radar em rodoviasO número de equipamentos eletrônicos para controle de velocidade aumentou em nove vezes nas rodovias federais administradas pelo Dnit, Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito. Hoje, são quase 2 mil e 700 controladores de avanço de sinal e de lombadas eletrônicas nas estradas. Em 2009, quando começou o Programa Nacional de Controle Eletrônico de Velocidade, eram pouco mais de 300 equipamentos.

De acordo com o Dnit, de janeiro a abril de 2012 aconteceram 2 mil e 400 acidentes a menos que no mesmo período de 2011. A redução de mortes foi de 5%. A queda no número de acidentes foi mais expressiva em Goiás e em Minas Gerais. Na época, esses dois estados tinham o maior número de fiscalizadores eletrônicos em rodovias federais.

A instalação dos equipamentos é gradativa, ou seja, a cada ano, mais lombadas e controladores nos semáforos são colocados nas rodovias. Até o ano que vem, serão cerca de 3 mil e 300 fiscalizadores eletrônicos.

O custo do Programa de Controle de Velocidade é de R$ 773 milhões, os recursos são do Programa de Aceleração do Crescimento, o Pac.

Com informações da Agência Brasil

Mariana Czerwonka

Meu nome é Mariana, sou formada em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em Comunicação Empresarial, pela PUC/PR. Desde que comecei a trabalhar, me envolvi com o trânsito, mais especificamente com Educação de Trânsito. Não tem prazer maior no mundo do que trabalhar por um propósito. Posso dizer com orgulho que tenho um grande objetivo: ajudar a salvar vidas! Esse é o meu trabalho. Hoje me sinto um pouco especialista em trânsito, pois já são 11 anos acompanhando diariamente as notícias, as leis, resoluções, e as polêmicas sobre o tema. Sou responsável pelo Portal do Trânsito, um ambiente verdadeiramente integrador de informações, atividades, produtos e serviços na área de trânsito.

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