Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de fevereiro de 2024

Inscrições para CNH gratuita começam hoje

As inscrições para o Programa Social CNH Pai D'égua, que oferta CNH gratuita, iniciam hoje, dia 29 de janeiro, para as pessoas que residem em Belém, no Pará.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 29/01/2024 às 09h59
 Tempo de leitura estimado: 00:00
inscricoes_CNH
As inscrições devem ser feitas de forma online, exclusivamente pelo site do programa que oferece CNH gratuita. Foto: Divulgação Detran/PA

As inscrições para o Programa Social CNH Pai D’égua, que oferta CNH gratuita, iniciam hoje, dia 29 de janeiro, para as pessoas que residem em Belém, no Pará. As inscrições devem ser feitas de forma online, exclusivamente pelo site do programa (www.chppd.detran.pa.gov.br). O programa garante a pessoas carentes realizar o processo de habilitação de forma totalmente gratuita.

Os interessados que não têm acesso à internet terão à disposição três carretas disponibilizadas pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran).

Os veículos ficarão do dia 29 de janeiro até o dia 7 de fevereiro nos seguintes locais: em Belém na Praça Dom Pedro II, em frente à Prefeitura de Belém; em Mosqueiro na Praça do Carananduba; e em Outeiro, no Pistão da Água Boa. Nesses locais, os interessados devem levar toda a documentação prevista no edital para realizar a inscrição.

A diretora-geral do Detran, Renata Coelho, explica que nesta data, as carretas itinerantes do CNH Pai D’égua estarão paradas em pontos de apoio da cidade e alguns distritos com maior densidade populacional para receber as inscrições presenciais.

“As carretas são uma novidade desta edição do programa e já a partir do dia 29 estaremos inicialmente na Praça Dom Pedro II, além dos distritos de Mosqueiro e Outeiro, com toda a equipe para dar suporte no momento das inscrições dos candidatos que não têm acesso à internet”, detalha.

A diretora ressalta que o atendimento presencial nas carretas é uma exceção somente para o público com grande dificuldade de acesso à internet. Isso porque as pessoas que não possuem esse impedimento devem acessar a inscrição online, que é totalmente segura, rápida e prática. O Detran ressalta que nesta primeira etapa das inscrições o atendimento é apenas para as pessoas que residem em Belém. Além disso, que os candidatos devem acessar a área do site do programa informando somente os dados pessoais e informações solicitadas. Ou seja, ainda não será necessário o envio de documentos comprobatórios. 

Já o candidato que procurar as carretas itinerantes deve levar, no ato da inscrição, documento de identidade com foto e CPF, comprovante de residência atualizado, número do NIS e CNH impressa para casos de adição e mudança de categoria, além de contato de telefone e e-mail. Nesses pontos, o horário de atendimento nas carretas será de 8h às 18h.  

O programa

O CNH Pai D’égua é um programa do Governo do Estado, coordenado pelo Detran. Ele se destina a pessoas de baixa renda e garante a emissão de Carteira Nacional de Habilitação totalmente gratuita. Podem se inscrever pessoas que desejam tirar a primeira habilitação, adicionar ou mudar de categoria. Serão aceitas pessoas com inscrição no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) até setembro de 2023, com 18 anos completos e que tenham concluído o ensino fundamental. Este ano, 60 mil vagas estão sendo disponibilizadas para todos os 144 municípios.

De acordo com o Detran, os interessados em participar do CNH Pai D’égua devem acessar o site do programa. Assim como, ler todo o edital e atentar para o município onde mora, a região de abrangência e o período de inscrição para cada localidade. 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

12 comentários

  • Edinalva Damásio dias
    30/01/2024 às 16:12

    Gostaria de ter,essa oportunidade de tirar a minha habilitação.

  • Beatriz de Melo Freitas
    30/01/2024 às 18:25

    Preciso muito dessa CNH

  • Luciene
    30/01/2024 às 20:25

    Eu quero

  • Rai Santos
    31/01/2024 às 08:48

    Quero a cnh!!

    • Rosa Odete Soares Dos Santos
      31/01/2024 às 16:45

      Eu quero a CNH

  • Samara de Sousa da Silva Santana
    31/01/2024 às 09:36

    Quero mina carteira

  • Braian rosa oliveira
    31/01/2024 às 12:13

    Preciso muito dessa oportunidade

  • Eliam. Ccordeiro Almeida
    31/01/2024 às 12:46

    Preciso dessas CNH

  • Estevão
    31/01/2024 às 13:16

    Quero muito tirar minha abilitação

  • Rodrigo campos da Silva
    31/01/2024 às 14:46

    Quero cnh

  • Marcelo victor
    01/02/2024 às 07:27

    Não sou dessa cidade, mas preciso muito de uma CNH. Será de suma importância

  • Rômulo Thiago alvis bezerra cruz
    01/02/2024 às 10:17

    Me chamo Rômulo e preciso da CNH para trabalhar

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *