Jaguar Land Rover testa para-brisa virtual e “carro fantasma”
Dispositivos pretendem diminuir distração do motorista, prevenindo acidentes
A Jaguar Land Rover lança uma série de estudos para desenvolver tecnologias que oferecem ao motorista uma visão 360 graus do lado de fora do veículo, sem a interferência das colunas que sustentam o teto.
O sistema prevê a instalação de telas na superfície de cada uma das colunas (A, B e C) dos automóveis, de forma a permitir a transmissão ao vivo de imagens do lado de fora – que seriam projetadas sobre essas colunas.
Essa tecnologia eliminaria a interferência visual causada pelos pilares, proporcionando ao motorista uma visão total do que acontece fora do veículo.
“Nosso objetivo final é reduzir o potencial de acidentes e melhorar a experiência de condução urbana. A equipe de pesquisa da Jaguar Land Rover está desenvolvendo esta tecnologia para melhorar a visibilidade e dar ao motorista a informação certa na hora certa”, afirma o diretor de Pesquisa e Tecnologia da Jaguar Land Rover, Wolfgang Epple.
“Se conseguirmos manter os olhos do motorista na estrada à sua frente e apresentar informações sem distraí-lo, podemos ajuda-los a tomar melhores decisões em ambientes de condução mais exigentes como em vias congestionadas.”
O Para-brisa Virtual Urbano 360 poderia ainda ser conectado à internet. Assim, o carro teria acesso à toda infraestrutura rodoviária, abrindo a possibilidade de o para-brisa exibir informações que vão desde os preços da gasolina do posto ao lado até o número de lugares de estacionamento disponíveis em um shopping.
O carro conectado também pode melhorar a navegação, aconselhando o motorista a virar à esquerda ou à direita em pontos mais visíveis, como bares ou lojas, e não apenas seguir os sinais de trânsito ou os nomes das ruas.
Outro dispositivo que a empresa está desenvolvendo é o Navegação de Carro-Fantasma Siga-Me, que projeta a imagem de um veículo na frente do carro do motorista para que ele o siga pela rota mais adequada.
“Dirigir nas ruas da cidade pode ser uma experiência estressante, mas imagine conduzir em toda a cidade sem ter de olhar para todos os sinais de trânsito ou se distrair tentando localizar um local de estacionamento”, diz Epple.
Assim, pedestres, ciclistas e outros veículos seriam visíveis em todos os ângulos de visão de dentro do carro e, pela combinação das colunas transparentes com uma avançada exibição de alta qualidade no head-up display, o movimento de outros carros, por exemplo, poderia ser destacado para o motorista com uma auréola na tela movendo-se por meio de um para-brisa virtual.
Quando o motorista indica que vai mudar de faixa e faz um movimento com a cabeça para olhar por cima do ombro durante uma manobra de ultrapassagem, ou quando o veículo se aproxima de um cruzamento, o sistema automaticamente tornaria os pilares da esquerda ou direita transparentes, proporcionando mais conforto e segurança.
Fonte: Carpress