Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Jogar enquanto dirige: veja os perigos!


Por Mariana Czerwonka Publicado 02/11/2021 às 16h49 Atualizado 08/11/2022 às 21h20
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Os perigos de jogar no celular enquanto dirige, são muitos e até fatais. O trânsito não é lugar de brincadeira.

Com a desculpa de que… é rapidinho… só um segundinho… só para conferir… só enquanto o sinal não abre… enfim, milhares de motoristas, no mundo inteiro, acabam provocando acidentes, ou mesmo, levando multas, por usar o celular enquanto dirige. O que muita gente nem imagina, no entanto, é que grande parte dos motoristas que usam o celular, nem é por algum motivo urgente, é para jogar!

Isso mesmo, seja pelo trânsito caótico, para aliviar o estresse ou por estar viciado em um determinado jogo, os perigos de usar um celular enquanto dirige, são muitos e até fatais. Principalmente, no caso de jogos, quando se exige atenção e foco.

Pode parecer brincadeira ou exagero, mas muitos acidentes de trânsito foram causados por distrações com jogos enquanto se dirige. Principalmente, na época em que foi lançado o aplicativo Pokémon Go. Nesse sentido, não foram poucas as notícias sobre acidentes causados em função do jogo.

O fato é que um simples olhar no celular já desvia a atenção do motorista, mesmo até que nem seja para jogar, apenas só conferir o resultado das loterias, por exemplo. O que parece uma ação rápida e simples, pode acabar provocando acidentes fatais, multas e até perdas de pontos na carteira.

Se você ainda acha que não há problema em mexer ou jogar no celular enquanto dirige, então, confira 4 razões para não repetir mais esse erro!

1. Usar o celular enquanto dirige é tão perigoso quanto ingestão de álcool

Pois é, e estamos falando de conversar ao celular, imagine jogar! De acordo com uma pesquisa da instituição inglesa RAC Foundation, só enviar mensagens pelo smartphone já é capaz de retardar o período de reação do condutor em 35%,  percentual esse muito acima da demora provocada pelo álcool, que é de 12%. Agora, imagine o que a atenção focada em um determinado jogo pode provocar?

2. Vai doer no bolso!

Pois é, outro motivo a destacar é que isso pode doer no bolso. No Brasil, falar ou mexer no celular enquanto se dirige é infração e o condutor pode ter pontos somados à Carteira Nacional de Habitação (CNH).

3. O motorista perde a visão 360º

Sabia que quando usa o celular enquanto dirige você perde a visão 360º? Pois é, aquela que você tem com a ajuda dos retrovisores, prejudica totalmente, sua atenção no trânsito. Vale saber que isso acontece porque o condutor fica com uma visão denominada tubular, só conseguindo visualizar o que está à sua frente.

4. Não consegue impedir imprevistos

Buraco na pista, criança correndo atrás de pipa, cachorro fugindo e atravessando a pista, carros enguiçados de repente … são só alguns imprevistos que o condutor não conseguirá enxergar com antecedência se dirigir usando o celular.

Vale ter em mente que, geralmente, um condutor demora, aproximadamente, 2,5 segundos para começar a frear diante de um imprevisto na rodovia, e isso à uma velocidade entre 80 e 100km/h. Na cidade, o tempo de reação ainda é menor, de cerca de 0,75 segundos.

Em contrapartida, para dar dois cliques no celular, o motorista demora 2 segundos, ou seja, quando perceber um imprevisto, não terá mais tempo para frear.

O fato é que trânsito não é brincadeira, toda a atenção é pouca quando se trata de direção. Assim, se o trânsito está caótico, ouça música, mas jamais desvie sua atenção para algo que não seja a direção do veículo.

Mesmo coisas que parecem banais, como conferir uma mensagem, jogar enquanto dirige, checar a caixa de email, o resultado da Quina, o número de curtidas em uma foto, enfim, lembre-se, uma simples espiadinha pode não apenas lhe doer no bolso, mas custar vidas. Fique atento!

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *