Luz acesa no painel é motivo de multa de trânsito? Veja a resposta!
Quando uma luz acende no painel, é possível levar uma multa de trânsito devido a essa condição? Esse foi o tema do programa Tira-Dúvidas do Portal do Trânsito, como você pode ver acima.
O painel de instrumentos do veículo informa ao condutor as principais condições de uso e funcionamento do veículo. De acordo com o Manual de Formação de Condutores da Tecnodata, o tipo, a quantidade e a qualidade dos instrumentos do painel variam muito de um veículo para outro. E quando uma luz acende no painel, é possível levar uma multa de trânsito devido a essa condição? Esse foi o tema do programa Tira-Dúvidas do Portal do Trânsito, como você pode ver acima.
De acordo com Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, simplesmente pela luz acesa no painel, não há multa de trânsito. A menos que ela esteja indicando, por exemplo, que uma lâmpada do farol tenha queimado. Mas certamente é preciso verificar: ou o painel está com defeito, ou o condutor tem um problema.
“A Direção Defensiva nos ensina que é preciso conhecimento e também habilidade para conseguir agir com precisão, frente aos fatores de risco que vão surgindo no trânsito. E eles podem aparecer antes mesmo de iniciar o deslocamento. E o painel de instrumentos e suas luzes, podem nos avisar sobre problemas importantes com a antecedência necessárias para providências salvadoras”, explica.
Manual do veículo
Ainda de acordo com o especialista, conhecer o veículo é essencial. Saber o que fazer com a informação obtida é o próximo passo. E em seguida, efetivamente, fazer o que é preciso. É o mínimo que se espera de um motorista minimamente preparado. “Ao ligar a chave, antes da partida, informações importantíssimas aparecem no painel. Mas cada veículo pode ter ícones ligeiramente diferentes. E aí pode aparecer um daqueles “fatores de risco” dificilmente percebidos pelo condutor: não saber, significa privar a segurança de uma informação que pode fazer muita falta, logo ali na frente, no próximo momento”, orienta.
Mariano alerta que não saber interpretar o que está vendo, pode ser um segundo erro em uma escalada de agravamentos que pode resultar em uma situação crítica.
“Ler o Manual do veículo, ação tão básica – e tão fundamental – tem sido cada vez menos objeto de atenção por parte do condutor. Perguntar pra quem sabe, também pode ser a ação salvadora, mas quase sempre, nem isso acontece. Leia o Manual. Informe-se e salve-se!”, conclui.