Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Mais de um milhão de vítimas são indenizadas por acidentes


Por Mariana Czerwonka Publicado 16/11/2012 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h58
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito será marcado por ações de conscientização

O próximo domingo, 18 de novembro, será marcado pelo Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que vem sendo incorporada ao calendário de vários países, como Brasil, Estados Unidos, Canadá, África do Sul, Argentina e Japão, entre outros.

A intenção é alertar a sociedade para a necessidade de atitudes conscientes no trânsito, visto que a acidentalidade envolvendo veículos está entre as causas que mais vitimam a população mundial. Um retrospecto do Seguro DPVAT aponta que de 2007 a 2011, nos últimos cinco anos, 1.399.312 vítimas ou seus beneficiários receberam indenizações devido a morte, invalidez permanente ou reembolso de despesas médicas decorrentes de acidentes de trânsito no Brasil. Os dados são da Seguradora Líder DPVAT, administradora do seguro de danos pessoais que cobre toda a população brasileira em caso de acidentes envolvendo veículos automotores de vias terrestres.

Só em 2012, os números de indenizações por acidentes de trânsito já cresceram 39% de janeiro a setembro em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 355.647 casos, sendo 45.769 somente de morte. Os números se mostram ainda mais preocupantes quando considerados as ocorrências de invalidez permanente, em que 238.798 indenizações foram pagas no período. Os demais casos foram relativos a danos menos graves, em que foi necessário reembolso de despesas médicas e hospitalares.

O levantamento considera a data de pagamento das indenizações, tendo a vítima o prazo de três anos a contar da data do acidente para requerer o seguro. Para Ricardo Xavier, diretor-presidente da Seguradora Líder DPVAT, os números servem para alertar a sociedade sobre a gravidade da situação no Brasil. “Muitas vezes as pessoas tomam atitudes irresponsáveis no trânsito sem ter noção da realidade. Só no ano de 2011, foram mais de 159 mortes indenizadas por dia no Brasil. Infelizmente todos estão sujeitos a um acidente de trânsito, sejam como pedestres, motoristas ou passageiros. Esperamos que as ações de conscientização como as que serão realizadas neste domingo possam levar a sociedade à esta reflexão”, aponta.

Fonte: 180graus

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *