Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de fevereiro de 2024

Como encontrar postos de carregamento de carros elétricos? 

Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o Brasil possui cerca de 3.800 postos de carregamento de carros elétricos


Por Accio Comunicação Publicado 30/01/2024 às 15h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Devido ao aumento do número de carros elétricos e híbridos nas cidades, consequentemente a quantidade de postos para carregamentos de carros elétricos também aumentou. 

De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o número de postos para carregamento de carros elétricos no Brasil saltou de 3.500 para 3.800 no final de dezembro de 2023. 

Dos modelos encontrados no país, o carregador residencial é o mais comum. Quase todo o carregamento dos carros elétricos na frota nacional acontece dessa forma.

Entretanto, apesar da nomenclatura, você pode encontrar postos de carregadores residenciais em diversos locais nas cidades, como shoppings, supermercados, hospitais e em eletropostos que atendem veículos elétricos e híbridos. 

homem-carregando-carro-eletrico-pela-casa (1)
Foto: Freepik

Como encontrar postos para carregamento de carros elétricos? 

A maneira mais prática de encontrar postos para carregamentos de carros elétricos é por meio de aplicativos. 

O aplicativo PlugShare abrange os eletropostos nacionais. Ou seja, por meio do uso de alguns filtros de pesquisa (como o raio de atuação, por exemplo) é possível encontrar o ponto de recarga mais próximo. 

Além disso, os aplicativos Google Maps e Waze também listam os eletropostos disponíveis nas proximidades de acordo com o plugue compatível. No Google Maps basta pesquisar por “Estações de Carregamento EV”. 

carregamento-de-carro-eletrico-3d-no-estacionamento (1)
Foto: Freepik

Como funciona um posto para carregamento de carro elétrico? 

Diferente dos veículos tradicionais, com motores a combustão, os veículos elétricos possuem baterias no lugar do tanque de combustível. Por isso é necessário conectá-lo a uma estação de carregamento (eletroposto) para realizar a recarga da bateria. Quanto aos híbridos PHVE – veículo híbrido plug-in, é possível optar por abastecer com combustível ou fazer a recarga elétrica, o que não é possível se o veículo for híbrido puro ou híbrido leve.

Vale ressaltar que enquanto carregadores residenciais podem levar de 2 a 12 horas para recarregar um veículo, há modelos comerciais ultrarrápidos que podem recarregar uma bateria completamente em menos de 1 hora. 

Gostou desse conteúdo? Deixe a sua opinião nos comentários! 

Veja também no Portal do Trânsito: 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *