Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de julho de 2024

Detran/TO apresenta app para facilitar acesso dos usuários aos serviços do órgão

Apresentação do aplicativo ocorreu na sede do Órgão em Palmas e está em estado avançado de desenvolvimento e testes para registros nas lojas virtuais de aplicativos.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 26/02/2023 às 13h30
Ouvir: 00:00
Lançamento app Detran
O lançamento do app do Detran/TO ocorreu no final do mês passado. Foto: Felix Carneiro – Ascom Detran/TO

O app “TO Detran Fácil” foi apresentado e lançado no final de janeiro, na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), em Palmas. A nova ferramenta digital tem a finalidade de disponibilizar os serviços prestados pelo órgão de uma maneira mais rápida e descomplicada.

O aplicativo possibilitará aos usuários acesso pelo telefone celular a serviços em segmentos como habilitação de condutores, registro e licenciamento de veículos. Além disso, ao credenciamento de entidades. Por meio da nova ferramenta, os usuários também poderão consultar multas e licenciamento de veículos.

Entre as principais funcionalidades do app, o usuário poderá realizar o procedimento de primeiro emplacamento de veículo através do aplicativo.

O cidadão receberá todos os encaminhamentos necessários que possibilitará pela plataforma. Como, por exemplo, o registro do chassi e placa junto à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), além de encaminhamentos para realização de vistoria e confecção de placa de identificação veicular.

Segundo o presidente do Detran/TO, Norton Rubens Rodrigues Barreira, o desenvolvimento do aplicativo tem como propósito oferecer os serviços disponibilizados pelo órgão de uma forma mais acessível e humanizada.

“Sempre tivemos a preocupação em manter elevada a qualidade do atendimento e o aplicativo vem somar a um conjunto de esforços com essa finalidade”, afirmou.

O app gratuito “TO Detran Fácil” estará disponível nos sistemas Android (Google Play Store)  bem como iOs (Apple Store). Quem desenvolveu a plataforma foi a empresa Log Tecnologia, em parceria com o setor de Informática do Detran/TO. De uma forma intuitiva o usuário entenderá o funcionamento do aplicativo e conseguirá resolver rapidamente suas demandas junto ao Órgão. 

Venda digital de veículos

Também no final do mês passado, os cidadãos tocantinenses passaram a contar com o serviço de venda digital de veículos. A funcionalidade permite transação de compra assim como a venda de veículos de forma 100% digital, dispensando o reconhecimento de firma.

A venda digital foi lançada em março de 2022 pelo Governo Federal e está disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). A nova função, já disponível para usuários do Tocantins, permite a venda de veículos sem necessidade de reconhecimento firma ou assinatura de contrato em papel. Ou seja, apenas se exige a assinatura digital do gov.br e biometria facial.

Por meio da CDT, o proprietário do veículo indica os dados do comprador, que por sua vez receberá uma notificação via aplicativo para realizar a assinatura confirmando a intenção de compra do veículo. Feito isso, seguindo todos os níveis de segurança já disponibilizados pela conta Gov.br, o usuário poderá se dirigir a uma unidade do Detran/TO para finalizar o processo da transferência.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *