Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de outubro de 2024

Dia Mundial Sem Carro 2024: uma reflexão sobre mobilidade e sustentabilidade

No dia 22 de setembro, dentro da Semana Nacional de Trânsito, comemora-se o Dia Mundial sem Carro. Uma data que nos chama a refletir sobre o que ainda está em nossas mãos fazer pelo planeta Terra..


Por Mariana Czerwonka Publicado 22/09/2024 às 08h15
Ouvir: 00:00
Dia Mundial sem Carro 2024
Se cada cidadão fizer sua parte, juntos em sociedade será possível mudar este cenário e viver de maneira mais harmônica e equilibrada, sem tantos extremos climáticos e em um ambiente urbano mais limpo. Foto: Alexandre Maciel

Aquilo que pensamos que aconteceria no futuro já está aí. O aquecimento acelerado do planeta Terra, as mudanças climáticas, os eventos extremos. Quem pensou que não veria nada disso, se enganou. Conforme noticiado no início deste mês, estamos num ponto limite. Um novo estudo, publicado na revista científica Science, afirma que caso não consigamos limitar o aquecimento global a 1,5 °C — como combinado pelo acordo de Paris —, podemos chegar pontos de inflexão, quando as mudanças climáticas já não poderão ser revertidas, mesmo que todas as emissões de carbono cessem. Com tudo isso acontecendo, hoje se comemora o Dia Mundial sem Carro 2024, uma data que nos chama a refletir sobre o que ainda está em nossas mãos fazer pelo planeta Terra. Uma dessas coisas é encontrar alternativas ao uso do carro, não só nesse dia, mas o ano inteiro.

A bicicleta, a caminhada, o patinete, o transporte coletivo…todos esses são meios de se chegar a um destino sem a utilização do carro. E a aposta é que este seja o caminho, seja por saúde, por economia, e agora, mais do que nunca, pelo meio ambiente.

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), em dezembro de 2020, apresentou a Agenda Convergente Mobilidade Sustentável e Saúde. O documento teve como objetivo apresentar os resultados de um primeiro esforço colaborativo em reunir evidências, refletir sobre implicações e propor Linhas de Ação que facilitem a compreensão e orientem os gestores públicos municipais a atuarem na Agenda Convergente Mobilidade Sustentável e Saúde. O intuito é auxiliar no planejamento e implementação de ações com benefícios intersetoriais compartilhados.

De acordo com o documento, ao mesmo tempo em que devem ser garantidas as medidas de higiene e proteção individual, coletiva e do ambiente, também se faz necessário garantir formas seguras e acessíveis para os deslocamentos pela cidade.

“A articulação e a convergência de agendas de trabalho para a implementação de políticas públicas coerentes apresentam-se como uma das inovações estratégicas para a promoção do bem-estar das populações, possibilitando que recursos sejam otimizados, processos de planejamento sejam potencializados e resultados sejam compartilhados por diferentes setores, ampliando, ao mesmo tempo, o seu alcance e a sua efetividade”, aponta a Agenda.

Transporte Coletivo

O investimento no uso do transporte público ainda parece ser, coletivamente, a melhor estratégia para que as pessoas consigam deixar mais o carro em casa.

De acordo com a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), um único ônibus substitui pelo menos 40 carros. E isso ajuda a otimizar o uso do espaço urbano. Além disso, segundo a entidade, um ônibus comum polui oito vezes menos que um carro, por passageiro transportado.

Renato Andere, presidente da BRT Sorocaba, destaca que é necessário o despertar de consciência não somente do passageiro, mas também daqueles que cuidam da estrutura e também de quem opera. 

“Se conseguirmos diminuir o número de carros e motos, menores serão as emissões de poluentes. A atmosfera tem sido fortemente impactada pelo excesso de gases nocivos e isto tem trazido implicações a natureza e, consequentemente, gerado episódios climáticos extremos. São fortes ondas de calor, altos volumes de chuvas, secas, incêndios e inundações. Muitos podem achar que nada tem a ver com isso, mas tem sim. As escolhas e as ações de cada um têm impactado no contexto de onde habitamos”, diz.   

Para ele, é pensando no coletivo e no futuro da cidade, que a BRT Sorocaba, oferece um serviço de transporte onde a sustentabilidade, a qualidade e a conscientização andam juntas. “Fomentamos ações que contribuem para esse despertar de consciência onde o ônibus é o presente e o futuro. Convido os empresários do transporte, os gestores e os órgãos públicos a estimular uma comunicação mais próxima e amiga para transportar não somente passageiros, mas também, uma nova mentalidade. O despertar de consciência é um convite, para que nós, que já sabemos do potencial do transporte, possamos levar essa mensagem para aqueles que ainda não sabem. É preciso mudança de comportamento para enxergar o ônibus como um aliado para as cidades. Desejo de fato, um transporte coletivo em mente, espírito e ação, finaliza Andere.

Dia Mundial sem Carro

O Dia Mundial Sem Carro, comemorado em todo mundo em 22 de setembro, teve início em 1997 na França. Desde 2000, países como Espanha, Itália, Rússia e Inglaterra já participam dessa celebração.

No Brasil, o Dia Mundial Sem Carro existe desde 2001. Sendo que São Paulo – cidade com a maior frota de veículos do País – começou a comemorar a data oficialmente em 2005.

Receba as mais lidas da semana por e-mail
[mc4wp_form id=32263]

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *