Brasília recebeu Seminário Internacional de Segurança no Trânsito
O Seminário Internacional de Segurança no Trânsito discutiu questões relacionadas à redução de sinistro de trânsito.
Começou na quarta-feira (25), no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o Seminário Internacional de Segurança no Trânsito. O evento discutiu questões relacionadas à redução de sinistro de trânsito. Organizado pelo Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o evento contou com a participação de diversos especialistas. Além disso, profissionais e convidados internacionais.
A abordagem do Seminário, que terminou nesta sexta-feira (27), aconteceu de forma integrada e multidisciplinar. O formato combinou conhecimentos especializados provenientes de diferentes setores, apresentando soluções abrangentes e eficazes na implementação de medidas preventivas visando a conscientização pública.
Na avaliação do secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, o evento reuniu o que há de melhor no âmbito da academia e da pesquisa científica sobre segurança no trânsito.
“O conteúdo esteve focado, especificamente, na redução do número de mortes, tratando de uma pauta global, uma preocupação do Governo e dos demais entes do sistema de trânsito”, destacou durante seu pronunciamento na abertura do Seminário.
Nesse sentido, o diretor executivo do DNIT, Carlos Barros, enfatizou a necessidade de ações positivas para manter a segurança rodoviária. “Este seminário foi um farol de esperança, uma transformação acelerada e inovadora para as vias, estradas e, principalmente, para a sociedade”, afirmou. “É fundamental reconhecer que a segurança no trânsito é uma responsabilidade compartilhada. Ela exige um compromisso coletivo de governos, instituições, empresas e cidadãos e sociedade”, concluiu Barros.
O Seminário Internacional de Segurança no Trânsito contou com as participações da secretária distrital de Mobilidade da Prefeitura de Bogotá, na Colômbia, Deyanira Ávila Moreno assim como do representante local do Equador pela Global Design Cities Initiative, Fernando de la Torre. Além da consultora internacional em matéria de segurança rodoviária, Hilda Maria Gomez, de Bogotá, Colômbia.