Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de julho de 2024

Detrans de todo país participam de Fórum para discutir ações e integração dos órgãos de trânsito

Os Departamentos de Trânsito de todo o país, participaram do Fórum Permanente dos Detrans, promovido pela Secretaria Nacional de Trânsito- SENATRAN


Por Assessoria de Imprensa Publicado 03/07/2024 às 18h00
Ouvir: 00:00
Fórum Detrans
Detrans participam de Fórum em Brasília. Foto: Assessoria de Comunicação Ministério dos Transportes

Na última terça-feira (02), os Departamentos de Trânsito de todo o país, participaram do Fórum Permanente dos Detrans, promovido pela Secretaria Nacional de Trânsito- SENATRAN.

”Com a integração, a ideia é que incorporar cada vez mais serviços digitalizados para o cidadão”, destaca o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão

A união de Detrans de todo o Brasil foi tema do Fórum Permanente dos Detrans, realizado em Brasília.

O encontro, que teve como objetivo discutir pautas e ações relacionadas ao trânsito em âmbito nacional, contou com a participação de 16 departamentos de unidades federativas. O secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, abriu o fórum com uma fala sobre a importância de alcançar decisões em conjunto. “Com a integração, a ideia é que possamos incorporar cada vez mais serviços digitalizados para o cidadão em todos os estados brasileiros, como é o caso da transferência eletrônica de veículos. Hoje já contamos com a participação de 20 departamentos de trânsito”, explicou.

Entre outras demandas trazidas pelos departamentos estaduais, estava a implementação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuita para alunos da rede pública. Além disso, a reformulação da resolução 789 do Conselho Nacional de Trânsito, o Contran. Esse item indica as normas do processo de formação de condutores de veículos. Ela não inclui nada sobre carros automáticos no processo de retirada de habilitação. Outro tema levantado em um amplo debate sobre campanhas educativas foi o valor de multas em caso de direção sob influência de álcool e drogas.

Como parte de um processo contínuo de aprimorar os serviços, todas as pautas serão colocadas em ata para a próxima reunião colegiada. Ela vai acontecer em setembro deste ano.

“Os Detrans, mediados pela AND e Senatran, entram nas tratativas dos temas que são de interesse comum aos dois lados, possibilitando um encaminhamento para tornar as tarefas mais resolutivas e entregues da melhor forma à população. Uma linha adotada para padronizar os procedimentos, e com isso, ganhar em escala o aprimoramento para os serviços que prestamos. Fechamos uma reunião produtiva com indicativo para outros encontros em Agosto e outubro. Vamos definir os temas estratégicos de cada uma delas e fazer um aprofundamento para os próximos Fóruns” afirma Givaldo Vieira, presidente da Associação Nacional dos Detrans.

Estiveram presentes representantes dos Detrans de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, São Paulo, Sergipe e Tocantins. A Senatran promoveu o encontro em parceria com a Associação Nacional dos Detrans (AND).

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *