Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de fevereiro de 2024

Diretor do Portal do Trânsito participa do VI Seminário de Segurança no Trânsito e Direção Defensiva da UNISM

De acordo com o organizadores, o objetivo do evento é atualizar conhecimentos e práticas a segurança no trânsito.


Por Mariana Czerwonka Publicado 29/06/2023 às 15h00 Atualizado 01/07/2023 às 08h20
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu para as campanhas educativas de 2023 o tema “No trânsito, escolha a vida”. A intenção é mostrar para a sociedade a importância da vida humana no trânsito. Com base nesse tema, a UNISM – Faculdade de Ciências Jurídicas de Santa Maria e a 3ª Divisão de Exército de Santa Maria estão promovendo o VI Seminário de Segurança no Trânsito e Direção Defensiva.

De acordo com o organizadores, o objetivo do evento é atualizar conhecimentos e práticas a segurança do trânsito. O palestrante de hoje (29/06), às 18h30, é Celso Mariano, diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade e da Tecnodata Educacional. O tema da palestra será  “Como a filosofia da direção defensiva pode nos salvar”.

Para assistir a transmissão do VI Seminário de Segurança no Trânsito e Direção Defensiva ao vivo, basta clicar aqui. Para assistir a palestra de Celso Mariano, clique aqui.

O que é direção defensiva?

Direção defensiva, direção segura ou condução responsável, são algumas das denominações de um conjunto de técnicas que o condutor deve incorporar à sua maneira de dirigir para torná-la mais segura para si mesmo e para os demais participantes do trânsito. Todos que tiraram habilitação depois de 1998 tiveram essa disciplina na autoescola. Aqueles que tiraram antes da entrada em vigor do Código de Trânsito Brasileiro, já passaram ou deverão passar por um teste de conhecimentos, ou ainda um curso teórico, dessa disciplina ao renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No entanto, conhecer as técnicas não basta.

“É preciso a prática da direção defensiva no dia a dia, reconhecer e abandonar antigos vícios e maus hábitos e alterar o comportamento, automatizando procedimentos e atitudes corretas”, explica o especialista e diretor.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *