Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

04 de março de 2024

Fretadão se torna a primeira startup a conquistar certificação de Sistema de Gestão da Segurança Viária

Startup recebe certificações ISO 39001 e 9001 no primeiro mês de 2023 devido ao extenso planejamento de rotas, treinamentos e monitoramento constante, fundamentais à segurança e qualidade no serviço de transporte e mobilidade urbana.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 19/02/2023 às 18h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Quando o assunto é transporte de colaboradores, um dos pontos mais cruciais é a segurança. É fundamental que a empresa contratada para oferecer esse serviço atenda a diversos requisitos de controle e monitoramento, garantindo assim a qualidade do transporte. Neste mês de janeiro, o Fretadão, startup de tecnologia para gestão de transporte fretado por aplicativo, recebeu, além da ISO 9001, a certificação ISO 39001. Esta é uma das mais importantes certificações que verificam diversos pontos ligados ao treinamento, monitoramento e uso de tecnologia em prol da diminuição dos riscos de acidentes de trânsito.

A ISO 39001 é uma norma internacional, criada em 2012. Ela foi traduzida em 2015 para o português e estabelece critérios para implementação de Sistemas de Gestão da Segurança Viária.

Tem por objetivo reduzir e eliminar mortes e acidentes com lesões graves no trânsito a nível urbano, intermunicipal e interestadual. Isso vale tanto para transporte de cargas quanto passageiros. A norma é para qualquer empresa que utilize as vias como operação para seu negócio.

A certificação de Sistemas de Gestão da Segurança Viária é formatada sob cinco pilares que a empresa que busca certificação precisa implementar. São elas: Gestão do sistema e contexto organizacional, preparação e respostas a emergências, veículos e tecnologia embarcada, interação com as vias e fatores humanos ligados à segurança viária. Existem exemplos de empresas com certificação ISO 39001 Sistemas de Gestão da Segurança Viária que conseguiram reduzir em 90% o número de acidentes de trânsito. Já outras diminuíram em 83% o número de multas. E, além disso, economizaram em um ano 6% do custo operacional, com economia em diesel, pneu, sistema de frenagem e manutenção do veículo.

“Nós nos preparamos muito para conseguir estas duas certificações, que trazem benefícios para nossa empresa e para nossos clientes. Além dos números, elas permitem alcançarmos alguns benefícios intangíveis, como a credibilidade, pois aumentamos o monitoramento para conseguir antecipar situações de risco e oferecer ainda mais segurança aos colaboradores”, afirma Antonio Carlos Gonçalves, CEO do Fretadão.

Já a ISO 9001 é um sistema de gestão que tem como objetivo garantir a otimização de processos, maior agilidade no desenvolvimento de produtos e produção mais ágil. O sistema funciona como um instrumento para ajudar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização. Além disso, é uma forma de documentar a cultura da organização, permitindo que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados.

A ISO (International Organization Standardization) é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça. Seu propósito é desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo.

“Continuamos aprimorando todos os nossos sistemas e operações para oferecer cada vez mais qualidade e desempenho para as empresas. E, dessa forma, fazer o transporte dos colaboradores com conforto, pontualidade e segurança”, completa Antonio Carlos.

Atualmente o Fretadão transporta 17 mil passageiros por dia, em 16 estados, com mais de 840 linhas. Durante 2022, a plataforma de mobilidade urbana acelerou a expansão. Além disso, vem se tornando cada vez mais referência em fornecer o benefício de transporte fretado, com a chegada em importantes regiões como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Goiás. A companhia fornece o serviço de transportes fretados com segurança, pontualidade bem como conforto para empresas de logística, comércios online e negócios voltados para a iniciativa privada.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *