Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de junho de 2024

Estacionar irregularmente nas vagas para pessoas com deficiência ou idosos será infração gravíssima


Por Mariana Czerwonka Publicado 10/05/2016 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h37
Ouvir: 00:00
Vaga idoso e deficienteCom os valores já reajustados, a multa será de R$ 293,47. Foto: André Luiz D. Takahashi – Ascom Prefeitura da Votuporanga

A Lei 13.281/16 alterou alguns artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), inclusive o Art.181 que regulamenta o estacionamento de veículos. A partir de novembro desrespeitar as vagas exclusivas de estacionamento para pessoas com deficiência ou idosos será uma infração gravíssima e não mais grave como é atualmente. Com os valores já reajustados, a multa será de R$ 293,47.

“É uma pena que muitos condutores não respeitem essa regra apenas por consciência cidadã e educação. Talvez com essa mudança, onde terão que pagar mais e também levar mais pontos na habilitação, os infratores pensem duas vezes antes de cometer tal irregularidade”, avalia Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal.

Além dessa mudança, outros artigos do CTB também foram alterados. Essas mudanças você pode ler nesse link.

Segundo o governo, o objetivo da mudança na lei é assegurar os direitos das pessoas com deficiência e garantir acessibilidade no país.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *