Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

07 de outubro de 2024

Kits de reposição de lâmpadas atuam na segurança veicular


Por Assessoria de Imprensa Publicado 07/09/2020 às 11h27 Atualizado 08/11/2022 às 21h43
Ouvir: 00:00

Reserva de lâmpadas pode evitar multas e auxilia na resolução de falhas repentinas, atenuando riscos à segurança.

Faróis e lanternas automotivos com defeito, incluindo a falta de regulagem ou o não acionamento por queima de lâmpadas, não apenas colocam em risco a segurança de motoristas e pedestres como também correspondem a infrações de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.

As penalidades podem incluir multas e outras medidas administrativas, como a retenção do veículo para regularização.

Falhas nos sistemas de iluminação e sinalização por queima de lâmpadas, podem ocorrer repentinamente e, por isso, é recomendável que o motorista tenha algumas lâmpadas de reserva à disposição para que, no caso de imprevistos, possa atenuar os impactos pela reposição imediata.

A ARTEB, uma das principais fabricantes mundiais de sistemas de iluminação automotiva, há 85 anos no segmento, recomenda a adoção de um conjunto reserva de lâmpadas para reposição, sobretudo por tratar-se de uma prática favorável à segurança veicular, harmônica às disposições legais e à condição técnica da frota nacional, majoritariamente equipada com fontes luminosas substituíveis.

“Para tanto, o consumidor deve conferir se as lâmpadas adquiridas atendem às determinações do INMETRO que, mediante seu programa de certificação compulsória, dá diretrizes sobre a qualidade das lâmpadas automotivas passíveis de comercialização no país”, revela Carlos Moura, coordenador de P&D da ARTEB.

Como escolher

Além da procedência das lâmpadas, Moura destaca a necessidade do motorista verificar, junto ao manual do carro ou serviço especializado, quais modelos devem ser adquiridos para a exata correspondência com os modelos originais, determinados no projeto dos faróis e das lanternas. Esta recomendação é importante para que confusões sejam evitadas, em função da variedade de lâmpadas disponíveis e as formas de aquisição: de modo avulso ou por kits de reposição.

Na aquisição avulsa pode haver dificuldade com a organização das embalagens individuais no interior do veículo. Na aquisição dos kits, a dificuldade reside na configuração pré-estabelecida, o que implica em conferir se o conjunto dos modelos ofertados atende à configuração necessária ao veículo. A consulta ao manual do carro, além de auxiliar na escolha dos modelos, também serve para conferir se o veículo possui fonte luminosa não substituível, como é o caso de muitas aplicações a LED, sobretudo pela longevidade desta tecnologia.

Xênon e LED

Por fim, Moura ressalta que, das tecnologias de fontes luminosas disponíveis ao segmento automotivo, somente as lâmpadas de filamento estão no programa de certificação INMETRO, portanto se o veículo é equipado com lâmpadas de descarga a gás (xênon) ou LEDs substituíveis, o critério de aquisição é similar à compra de qualquer autopeça.

Entre outras coisas, cabe pautar-se na boa procedência, incluindo a reputação e o comprometimento da fabricante com a qualidade do que oferta ao mercado.

Receba as mais lidas da semana por e-mail
[mc4wp_form id=32263]

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *