Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de fevereiro de 2024

O que é uma ecovia ou corredor verde?  

Também conhecido como “corredor verde”, essa estratégia colabora e muito para diminuir o impacto ambiental nos grandes centros urbanos. Confira os principais benefícios!


Por Accio Comunicação Publicado 17/12/2023 às 13h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00
image-2

Foto: Prefeitura de São Paulo. 

A origem do corredor verde (ou ecovia) se deu entre as décadas de 1980 e 1990, por meio de debates que buscavam criar estratégias para conservar melhor o meio ambiente dentro das cidades.  

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 203 milhões de habitantes, sendo 61% residindo em áreas urbanas. Com o crescimento populacional, a ideia acabou saindo do papel!  

As ecovias têm o objetivo de minimizar o impacto ambiental nas cidades (principalmente nos grandes centros urbanos). Além disso, a ecovia está legalmente amparada por meio da lei nº 9.985/2000, com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza.   

Um bom exemplo da funcionalidade das ecovias é a conservação e manutenção da biodiversidade do local

Outro benefício desses corredores verdes é a conexão entre áreas fragmentadas, como quando existe uma área vegetal nativa, por exemplo. 

Em resumo, as ecovias fazem parte de um planejamento ambiental que visa conciliar a evolução das cidades com as ações econômicas de cada município. E, claro, minimizar os impactos ambientais.  

Quais são os benefícios de uma ecovia ou corredor verde? 

image-1

Foto: Prefeitura de São Paulo. 

As ecovias oferecem diversos benefícios a população. Alguns exemplos são a criação de espaços de lazer e a possibilidade de criar uma melhor qualidade ambiental para as cidades. Além disso, a implantação de um corredor verde promove a redução da poluição na atmosfera, aumenta da permeabilidade do solo e melhora da drenagem urbana.  

No Paraná, após a revitalização da Av. República Argentina, em Curitiba, a prefeitura da capital paranaense anunciou a criação de um corredor verde integrado as canaletas de ônibus. De acordo com a Prefeitura de Curitiba, a implementação prevê o plantio de mil mudas de liquidâmbares.  

Já na cidade de São Paulo (SP), na Av. 23 de Maio, há o chamado corredor verde vertical, que conta com 30 espécies de plantas.  

Conte aqui embaixo, se na sua cidade tem o corredor verde ou ecovia!  

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *