Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de julho de 2024

O que você precisa saber antes de comprar uma bicicleta elétrica?

Veja características importantes que você precisa saber antes de comprar uma bicicleta elétrica.


Por Pauline Machado Publicado 23/03/2023 às 08h15
Ouvir: 00:00
Comprar bicicleta elétrica
As e-bikes ainda têm pontos a considerar, como o peso e o valor. Foto: Pixabay.com

No Brasil, a bicicleta elétrica está ganhando cada vez mais espaço no dia a dia nas grandes e pequenas cidades. Dados da  Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, ressaltam o aumento do número de bicicletas elétricas.

Dentre os resultados sobre a produção de bicicletas no País em 2022, o que mais chamou a atenção da associação foram os números referentes à bicicletas elétricas, que se destacou sendo a única categoria a registrar alta no volume de produção.

Em 2022 foram produzidas 10.847 unidades, um aumento de 5,4% no comparativo com o ano anterior, quando um total de 10.294 bicicletas foram fabricadas.

Hoje, a categoria responde por cerca de 2% da produção no Polo Industrial de Manaus – PIM, enquanto em 2019, esse índice era de apenas 0,3%.

Características da bicicleta elétrica

Em  nota, a Abraciclo relacionou o fato de a bicicleta elétrica permitir que as pessoas cheguem a qualquer lugar com agilidade e conforto, devido ao aumento do número da produção. Segundo eles, as características específicas das bicicletas elétricas fazem com que muitos moradores das grandes cidades deixem o carro na garagem e passem a pedalar. Além de ser uma escolha mais sustentável, traz benefícios para o ciclista como a melhora no condicionamento físico e a redução no estresse.

A associação acrescentou ainda o fato de que os brasileiros já seguem uma tendência mundial de optar por produtos em sintonia com o meio ambiente e adotar um estilo de vida mais saudável. Logo, por ser a bicicleta um meio de transporte sustentável, que não polui e só traz vantagens para as pessoas, para a mobilidade e o planeta, será cada vez mais comum vê-la nas ruas.

Por isso, a Abraciclo sempre defende que é preciso pensar no ciclista como parte do trânsito e do contexto das cidades. Somente dessa forma será possível garantir um trânsito seguro para todos.

O Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, aponta algumas características importantes que você precisa saber antes de comprar uma bicicleta elétrica:

  • Apresenta uma potência nominal máxima de até 350 Watts;
  • Assistência até a velocidade máxima de 25 km/h;
  • Possui um sistema que garante o funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar. O produto não pode ser equipado de acelerador ou de qualquer outro dispositivo de variação manual de potência;
  • Deve ser equipada com indicador de velocidade, campainha, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral, espelhos retrovisores nos dois lados e pneus em condições mínimas de segurança;
  • Exige o uso obrigatório do capacete;
  • Tendo todas as características acima, não necessitará de registro bem como licenciamento;
  • O condutor não precisa ter habilitação para trafegar com a bicicleta elétrica.

Deslocamento

Em relação a circulação, assim como as outras categorias de bicicletas, a indicação é de que os modelos elétricos circulem pelas infraestruturas cicloviárias, ou seja, ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, respeitando sempre as leis de trânsito.

Diferenças entre as e-bikes

As bicicletas elétricas se diferenciam das demais pelo fato de terem um motor. No entanto, entre a categoria, também temos tipos distintos conforme o funcionamento.

As Bikes Pedelec, por exemplo, têm um motor que só se ativa quando o ciclista pedala, mas, que, ao cessar a pedalada, a bicicleta não continuará andando.

Já as bikes elétricas com acelerador podem circular sem que o ciclista esteja pedalando. Ele tem a opção de usar o acelerador, pedalar, ou conciliar o uso dos dois.

Pontos a considerar antes de comprar a bicicleta elétrica

Embora seja um segmento que segue em ascensão, as e-bikes ainda têm pontos a considerar, como o peso e o valor.

De modo geral, o peso de uma bicicleta elétrica ainda é significativamente superior ao de uma bicicleta convencional.

Além do peso, o que também é alto é o preço das e-bikes, ou seja, elas custam em média  R$4 mil, para os modelos mais simples.

Segurança

A Abraciclo, que reúne as fabricantes de bicicletas do PIM (Polo Industrial de Manaus), oferece gratuitamente o Guia do Ciclista Seguro, em que é possível ter detalhes e informações sobre equipamentos e dicas de segurança.

Elaborado em parceria com o Instituto Ciclo BR, traz uma série de dicas de como pedalar com segurança nas grandes cidades.

A publicação mostra ao ciclista o que deve ser checado antes de sair com sua bicicleta, como pedalar nas grandes cidades e circular em vias com ou sem infraestrutura cicloviária, os cuidados que devem ser observados nos passeios com as crianças, além de fornecer dicas de como sair de situações de risco.

Para ter acesso ao material clique aqui.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

1 comentário

  • Dimas das viagens pereira
    13/04/2023 às 17:03

    Dimas

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *