Portal mostra a maneira correta de trafegar em rotatórias
De acordo com o dicionário, rotatória é um local mais ou menos circular onde desembocam várias ruas, cujo tráfego se processa em sentido giratório e, predominantemente, em uma só direção, evitando cruzamentos.
O Código de Trânsito Brasileiro estabelece que a preferência de passagem, no caso de rotatórias, é dos veículos que já estiverem trafegando por elas, mas como proceder para entrar e sair destes locais?
Antes de entrar
Ao aproximar-se de uma rotatória, assim como a qualquer cruzamento, o condutor deve em primeiro lugar reduzir a velocidade.
“Em cruzamentos, bem como em entradas e saídas de veículos, acontecem muitos acidentes, por isso atenção é fundamental”, explica Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal.
Outra regra fundamental é sempre respeitar a preferência e ceder passagem para quem já está trafegando na rotatória, independente da categoria ou do tipo de veículo. No caso de não haver nenhum veículo circulando e dois automóveis chegarem ao mesmo tempo, em acessos distintos da rotatória, a preferência será daquele motorista que estiver à direita.
Circulação
O condutor não deve jamais parar no meio da rotatória. Nesse local, que é um cruzamento entre diversas vias, o trânsito deve fluir continuamente. Parar no meio de uma rotatória causa congestionamento e aumenta a probabilidade de acidentes. É permitido parar somente para pedestres que estejam na faixa ou para veículos de emergência.
Saída
Conforme especialistas, para sair da rotatória, o condutor deve ocupar com antecedência a via de trânsito mais à direita, sinalizando sua intenção de sair. O uso do pisca-pisca é fundamental para sinalizar a direção a ser tomada. A seta deve ser utilizada sempre que o motorista for mudar a direção, seja para sair da rotatória ou mesmo para mudar de faixa.
Leia mais sobre o assunto: