Veja como a locação de veículos pode ser uma solução para a mobilidade urbana
Mais locação de veículos significa menos carros próprios na rua, sinônimo de maior rotatividade e menos trânsito.
A locação de veículos já é algo bastante difundido nas cidades brasileiras. Afinal, os carros de aluguel circulam pelas mãos de motoristas de aplicativo, tão presentes no cotidiano, e também são bastante usados por aqueles que pretendem viajar sem ter carro próprio. Contudo, hoje tem aparecido também como solução para o problema do transporte urbano.
O tema da mobilidade urbana é uma constante, principalmente nas grandes cidades do país. O transporte público sempre cheio é insuficiente, as ruas que não comportam mais a quantidade de veículos ficam sempre paradas, principalmente nos horários de pico, e quem opta por alternativas como motocicletas ou bicicletas acaba exposto a situações de risco.
Levantamento da Confederação Nacional da Indústria aponta que mais de um terço da população, mais precisamente 36% dela, gastam mais de uma hora no trânsito todos os dias. Desse total, 15% gastam duas horas ou mais para ir ao trabalho e voltar para casa. A situação impacta diretamente na saúde mental e física das pessoas e também na sua produtividade.
O desafio das soluções definitivas para o transporte urbano
Essa realidade é encarada por milhões de brasileiros, diariamente. O desafio de todos, de cidadãos, empresas e autoridades, é achar soluções que possibilitem o deslocamento de um grande contingente de pessoas de maneira mais segura, ordenada, rápida e, preferencialmente, sustentável.
Aluguel de carros é opção sustentável
O aluguel de carros surge como uma opção viável, principalmente para motoristas privados e para motoristas de aplicativos. Afinal, os carros de aluguel são usados somente quando necessário, o que acaba representando menos carros na rua. Menos carros significa menos trânsito e também menos emissão de poluentes.
Novos sistemas de aluguel de carros surgem pelo mundo
Sistemas inovadores, como o aluguel compartilhado, podem ser parte dessa solução. Nesse caso, proprietários particulares de veículos alugam seus carros por um dia ou então por algumas horas. O interessado entra em uma plataforma, que o conecta com donos de veículos de aluguel. Em seguida, combina local e horário de retirada, bem como de retorno.
Outras cidades pelo mundo adotam soluções parecidas, caso do chamado “aluguel por assinatura”. Nesse caso, uma frota de carros pertencentes a uma empresa fica à disposição na rua mesmo.
O usuário recebe um cartão que desbloqueia o carro de aluguel, que fica até mesmo com as chaves dentro. Pelo prazo de algumas horas, pode então usar o carro e deixá-lo em qualquer lugar, só não pode devolvê-lo sem combustível. Essa é uma alternativa ótima para viagens de pouca distância e principalmente para deslocamentos dentro da própria cidade.
O cenário da locação de veículos no Brasil
O aluguel de veículos no Brasil já chegou a 300 mil somente no segundo semestre de 2024, segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, a ABLA. Isso representa um quinto de toda a frota nacional. Logo, fica evidente como a locação de carros para motorista de aplicativo já é algo bem introduzido e adaptado na cultura e no cotidiano.
Além disso, gigantes como a Uber já operam sistemas que integram o carro por aplicativo com o transporte público. A ideia, que em breve deve entrar em operação em cidades como Londres e Nova Iorque, é disponibilizar passagens de trem, ônibus e metrô dentro do próprio aplicativo da Uber, para que o usuário possa desembarcar de um modal e já entrar no outro.
Por fim, a locação de veículos é algo que veio para ficar e tem revolucionado a maneira de encarar o transporte urbano, ainda com muita margem para melhorias. A integração com outros modais é uma tendência interessante, que pode vir a se tornar até mesmo uma política pública, com a finalidade de ao menos diminuir o trânsito tão caótico dos grandes centros urbanos.