Waze X Google Maps: afinal, qual o melhor App de navegação?
Quando o assunto é localização, os aplicativos Waze e Google Maps estão entre os mais usados. Entenda as principais diferenças entre esses Apps
Antes de internet ou do Google existir, era importante ter um mapa rodoviário e um urbano guardado no veículo. Se você fosse ainda mais prevenido, teria um aparelho de GPS. Entretanto, atualmente é possível contar com diversos aplicativos para dirigir ou encontrar uma rota. Entre esses App, os mais comuns são o Waze e o Google Maps.
Mas afinal, qual é a diferença entre Waze e Google Maps? Para esclarecer essa e outras dúvidas, de uma vez por todas, a equipe do Portal do Trânsito preparou um comparativo. Confira!
Lembrando sempre que manusear ou segurar o celular enquanto se dirige é uma infração gravíssima de trânsito e um alto elemento de risco. Sempre que for manusear os aplicativos, é importante estar com o veículo imobilizado.
WAZE: diferenciais


O aplicativo Waze funciona tanto em smartphones com sistema Android (como Motorola, Samsung, Xiaomi, entre outros) quanto iOS (iPhones). Além disso, também pode ser usado em computadores.
O Waze é um App com uma interface (a carinha do aplicativo) bastante amigável. Com poucos cliques é possível acessar as funções necessárias para traçar uma rota.
Do mesmo modo, você pode agendar o horário da partida, enviar notificações para que outros usuários saibam de obstáculos no trajeto (como acidentes ou obras na pista) e até mesmo modificar sua localização.
Google Maps: principais pontos positivos


A princípio, o aplicativo Google Maps já vem instalado na maioria dos smartphones. Ou seja, também é compatível com sistemas Android e IOS. Além disso, também é relativamente fácil de usar esse App.
Entretanto, apesar de ser mais leve e possuir mais funcionalidades que o seu principal concorrente, o Google Maps não permite agendar horário para iniciar o trajeto. Porém, ainda é um aplicativo repleto de pontos positivos.
Confira abaixo a análise comparativafeita pela equipe Portal do Trânsito.
Waze: desvantagens
- A principal desvantagem do Waze é a quantidade de anúncios que aparecem na tela do aparelho. Infelizmente isso cria distrações para o motorista, além de atrapalhar a visualização do trajeto.
- Outra desvantagem é a necessidade de manter conexão com a internet.
Google Maps: desvantagens
- Por outro lado, a principal desvantagem do Google Maps é que não é possível inserir alertas extras para os demais motoristas que estiverem conectados ao App.
- O App exige grande uso do tráfego de dados do celular.
Afinal, qual o melhor App de navegação?


A resposta para essa pergunta é: depende. Para quem trabalha como motorista, pode funcionar muito bem. Isso porque a “comunidade” do App permite trocar informações e atualizar notificações sobre os trajetos.
Então, se você é motorista de aplicativo, motoboy, entregador ou atua no setor de logística, o Waze é um bom App.
Já o Google Maps pode ser utilizado tanto por motoristas quanto por pedestres porque traz informações mais completas.
Agora que você já sabe qual é a diferença entre os aplicativos Waze e Google Maps, comenta qual deles você prefere usar?
Vejo que desta forma fica melhor
O título do post é “Waze X Google Maps: afinal, qual o melhor App de navegação?” E não quais as diferenças entre eles.