Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de julho de 2024

Waze X Google Maps: afinal, qual o melhor App de navegação?

Quando o assunto é localização, os aplicativos Waze e Google Maps estão entre os mais usados. Entenda as principais diferenças entre esses Apps


Por Accio Comunicação Publicado 12/06/2023 às 13h30
Ouvir: 00:00

Antes de internet ou do Google existir, era importante ter um mapa rodoviário e um urbano guardado no veículo. Se você fosse ainda mais prevenido, teria um aparelho de GPS. Entretanto, atualmente é possível contar com diversos aplicativos para dirigir ou encontrar uma rota. Entre esses App, os mais comuns são o Waze e o Google Maps

Mas afinal, qual é a diferença entre Waze e Google Maps? Para esclarecer essa e outras dúvidas, de uma vez por todas, a equipe do Portal do Trânsito preparou um comparativo. Confira! 

Lembrando sempre que manusear ou segurar o celular enquanto se dirige é uma infração gravíssima de trânsito e um alto elemento de risco. Sempre que for manusear os aplicativos, é importante estar com o veículo imobilizado.

WAZE: diferenciais 

Tela do App Waze no celular apoiado no painel de veículo
Foto: Depositphotos

O aplicativo Waze funciona tanto em smartphones com sistema Android (como Motorola, Samsung, Xiaomi, entre outros) quanto iOS (iPhones). Além disso, também pode ser usado em computadores. 

O Waze é um App com uma interface (a carinha do aplicativo) bastante amigável. Com poucos cliques é possível acessar as funções necessárias para traçar uma rota.  

Do mesmo modo, você pode agendar o horário da partida, enviar notificações para que outros usuários saibam de obstáculos no trajeto (como acidentes ou obras na pista) e até mesmo modificar sua localização. 

Google Maps: principais pontos positivos 

Motorista compara navegação no smartphone com a tela do GPS no painel do veículo
Foto: Freepik

A princípio, o aplicativo Google Maps já vem instalado na maioria dos smartphones. Ou seja, também é compatível com sistemas Android e IOS. Além disso, também é relativamente fácil de usar esse App.  

Entretanto, apesar de ser mais leve e possuir mais funcionalidades que o seu principal concorrente, o Google Maps não permite agendar horário para iniciar o trajeto. Porém, ainda é um aplicativo repleto de pontos positivos

Confira abaixo a análise comparativafeita pela equipe Portal do Trânsito. 

Waze: desvantagens 

  • A principal desvantagem do Waze é a quantidade de anúncios que aparecem na tela do aparelho. Infelizmente isso cria distrações para o motorista, além de atrapalhar a visualização do trajeto. 
  • Outra desvantagem é a necessidade de manter conexão com a internet.

Google Maps: desvantagens 

  • Por outro lado, a principal desvantagem do Google Maps é que não é possível inserir alertas extras para os demais motoristas que estiverem conectados ao App.  
  • O App exige grande uso do tráfego de dados do celular. 

Afinal, qual o melhor App de navegação? 

Visão interna do para-brisa de veículo com celular mostrando tela de app de navegação
Foto: Freepik

A resposta para essa pergunta é: depende. Para quem trabalha como motorista, pode funcionar muito bem. Isso porque a “comunidade” do App permite trocar informações e atualizar notificações sobre os trajetos.

Então, se você é motorista de aplicativo, motoboy, entregador ou atua no setor de logística, o Waze é um bom App.  

Já o Google Maps pode ser utilizado tanto por motoristas quanto por pedestres porque traz informações mais completas. 

Agora que você já sabe qual é a diferença entre os aplicativos Waze e Google Maps, comenta qual deles você prefere usar? 

Leia também no Portal do Trânsito:

Receba as mais lidas da semana por e-mail

3 comentários

  • Marcelo Rocha
    14/06/2023 às 04:46

    Vejo que desta forma fica melhor

  • Luiz Eduardo
    14/06/2023 às 08:25

    O título do post é “Waze X Google Maps: afinal, qual o melhor App de navegação?” E não quais as diferenças entre eles.

  • Hains
    09/03/2024 às 08:09

    A Matéria não esclarece qual é o melhor. Apenas duz o que cada um faz ou não faz (o que todo mundo sabe) e ao final pergunta para o leitor qual é o melhor.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *