Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Mobilidade feminina: 4 aplicativos de transporte para mulheres

Com o grande número de casos de assédio, as mulheres passaram a criar meios de defesa.


Por Agência de Conteúdo Publicado 01/04/2023 às 13h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A segurança das mulheres é um assunto pautado com muita frequência. Nos jornais, constantemente são noticiados casos de pessoas do gênero feminino que foram assediadas em carros de aplicativo com alguma forma de violência. Por isso, houve a necessidade de criar um meio de transporte dessa categoria apenas para as mulheres.

Infelizmente, essas situações de assédio são antigas e ainda persistem na vida dessas mulheres. Em 2017, por exemplo, a escritora Clara Averbuck fez um relato em uma página do Facebook, onde denunciava um estupro que sofreu por parte de um motorista da Uber, em São Paulo. Após esse caso, aumentou o número de busca das mulheres por aplicativos de transporte exclusivos para o gênero feminino.

A repercussão e o aumento na procura são reflexos desse problema de segurança que as mulheres enfrentam. E os aplicativos criados para elas foram uma saída estratégica que traz segurança tanto para quem vai fazer uma corrida por meio do aplicativo quanto para as motoristas, que vão trabalhar com a certeza de que as passageiras estão procurando se proteger da mesma forma.

Hoje, no Brasil inteiro existem diversos aplicativos nesse formato, focado no gênero feminino e que faz corridas da mesma forma que os apps comuns. Eles podem ser baixados facilmente por qualquer celular e geralmente são fáceis de usar.

Conheça abaixo 4 ferramentas que funcionam dessa forma e saiba como ser uma motorista.

Lady Driver 

Esse é um dos apps mais conhecidos nessa modalidade. O lançamento da plataforma foi em 2017 e a fundadora, assim como Clara, também passou por um episódio de assédio em outro aplicativo. Com uma interface fácil de utilizar, o app aceita diferentes formas de pagamento, e homens podem estar nas viagens apenas como acompanhantes de alguma passageira.

Drivers Mulheres

Uma outra ferramenta onde só as mulheres podem se cadastrar é o Drivers Mulheres, que funciona no mesmo modelo que os aplicativos tradicionais. Todas as motoristas são do gênero feminino, e as passageiras conseguem utilizar funções como a adição de paradas, um mapa com o caminho que será percorrido e cupons de desconto.

Femitaxi

Lançado antes mesmo do Lady Drivers, esse aplicativo veio também para facilitar a mobilidade feminina, e é possível baixar tanto por Android quanto iOS. Essa ferramenta ainda tem o diferencial de opção de transporte para crianças desacompanhadas, caso as mulheres desejem esse tipo de serviço.

Go Pass

Apesar de funcionar na modalidade normal, aberta a todos os públicos, essa plataforma possui uma ferramenta para a segurança das mulheres. Ele permite que a usuária informe que se trata de uma passageira do gênero feminino ao solicitar uma viagem, e assim faz a busca por uma motorista mulher para atender a essa corrida. 

Como se tornar uma motorista de aplicativo?

Se você quer se tornar uma motorista em um aplicativo seguro para o público feminino, pode começar com seu próprio veículo, ou, caso não tenha, também existe a opção de assinatura de carros para te ajudar. O processo de cadastro para motoristas é semelhante em todos os aplicativos. Geralmente, é feito um cadastro na categoria de fornecedor de serviços para a plataforma, e assim as motoristas começam a trabalhar com as corridas.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

1 comentário

  • Maria Luiza
    10/04/2024 às 13:49

    Quais são as cidades que esse aplicativo atua?

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *