Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de julho de 2024

Quando a infraestrutura é capaz de diminuir distâncias, aumentar a segurança e fomentar a economia

Para trazer um pouco desta realidade aos olhos de quem quiser ver, o Portal do Trânsito foi buscar uma destas milhares de histórias.


Por Portal do Trânsito Publicado 12/07/2023 às 19h38
Ouvir: 00:00

Infraestrutura em trânsito e transporte sempre foi um dos maiores desafios em nosso país. Nossas dimensões continentais bem como nosso modelo baseado quase que exclusivamente em deslocamentos terrestres, demandam investimentos que não têm acontecido na medida das necessidades geradas por tais decisões.

“Temos algumas poucas rodovias devidamente pavimentadas, duplicadas e conservadas, em contraposição há milhares de quilômetros de vias com problemas de toda ordem, desde projetos de infraestrutura viária mal concebidos, mal executados ou, simplesmente, mal conservados, expondo os usuários a riscos e dificuldades incompreensivelmente tolerados”, explica Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade.

Para trazer um pouco desta realidade aos olhos de quem quiser ver, o Portal do Trânsito foi buscar uma destas milhares de histórias. Ou seja, são brasileiros que sofrem com o descaso administrativo e falta de investimentos em infraestrutura adequada.

Infraestrutura: diminuindo distâncias, aumentando a segurança e fomentando a economia

A história que iremos contar aconteceu no interior do estado do Paraná, mais precisamente no município de Cândido Abreu. Foi lá que ocorreu, entre os meses de junho e julho, a implantação das novas balsas que farão a travessia do Rio Ivaí, entre o municípios de Cândido de Abreu e Prudentópolis.

As novas embarcações irão regularizar o transporte fluvial no local. A Marinha, há oito anos, removeu as antigas balsas que faziam as ligações entre os municípios. A travessia ficou inoperante, e, por esse motivo, os moradores da região aguardaram muito este momento.

Transporte de Cargas Indivisíveis e seus desafios

Quem se depara, por exemplo, apenas com a balsa dentro do rio não tem a noção do tamanho da ação envolvida no transporte e infraestrutura de segurança do equipamento. A viagem das balsas entre Navegantes, no estado de Santa Catarina, até o Paraná, envolveu uma ação orquestrada. Ela contou com a participação de diversos personagens assim como inúmeros desafios a serem superados.

Um capítulo que entra para a história

Apresentamos no vídeo a seguir um capítulo importante na história de vida dos moradores de uma pequena localidade do município de Cândido de Abreu, no Paraná. Lá, onde o Rio Ivaí impõe a necessidade de uma ponte, a comunidade se contenta e festeja, a aquisição de uma nova balsa.

Assista!

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *