Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

09 de dezembro de 2024

Após acidentes, Porsche se pronuncia e pede mais responsabilidade no trânsito

Após um novo sinistro de trânsito envolvendo um veículo da marca Porsche, a montadora alemã se pronunciou ao enviar uma nota oficial à Folha de S.Paulo, em solicitação a uma reportagem.  


Por Mariana Czerwonka Publicado 02/08/2024 às 11h30
Ouvir: 00:00
Porsche acidentes
Após acidentes, Porsche pede mais responsabilidade no trânsito. Foto: Divulgação.

Após um novo sinistro de trânsito envolvendo um veículo da marca Porsche, a montadora alemã se pronunciou ao enviar uma nota oficial à Folha de S.Paulo, em solicitação a uma reportagem.  

De acordo com a nota enviada à Folha, a fabricante pede uma conduta mais responsável ao volante e reafirma seu compromisso com a segurança. “É com profundo pesar que a Porsche lamenta o acidente que vitimou Pedro Kaique Figueiredo. Apresentamos nossas mais sinceras condolências a sua família e amigos”, diz a empresa sobre a morte do motoboy de 21 anos em São Paulo, na última segunda (29).

Em março deste ano outro sinistro envolvendo um Porsche chamou a atenção e vitimou o motorista de aplicativo Ornaldo da Silva Viana. O condutor do veículo da marca alemã havia recuperado sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) 12 dias antes do acidente. As informações são da Polícia Civil de São Paulo.

“A Porsche Brasil reafirma seu comprometimento com a segurança nas estradas e o respeito às normas estabelecidas no Código Nacional de Trânsito. A empresa não possui qualquer vínculo com o motorista envolvido no acidente”, acrescenta a marca alemã na nota, enviada à Folha de S. Paulo.

A nota ainda ressalta a importância de condutas mais responsáveis. “Que a lembrança deste e de outros trágicos acontecimentos inspire a reflexão e a promoção de uma conduta mais segura e responsável”, acrescentou.

O sinistro e suas repercussões

O motociclista Pedro Kaique Ventura Figueiredo, de 21 anos, morreu ao ter sua moto atingida pelo Porsche após, segundo relatos, uma briga de trânsito por causa de um retrovisor quebrado. Para o diretor científico da Ammetra, Alysson Coimbra, infelizmente esses casos têm se tornado cada vez mais comuns. “E, pior, nada tem sido feito para evitar que motoristas agressivos, violentos e mentalmente doentes continuem ferindo e matando em ocorrências que poderiam ser evitadas”, alerta.

Para o médico, esse tipo de comportamento evidencia um padrão de uso do veículo para intimidar e ameaçar outras pessoas. “É um claro indicativo de que o condutor do Porsche não possui o controle emocional necessário para dirigir com segurança” observa Coimbra.

Por esse motivo, Alysson Coimbra defende a urgência de realizar avaliações psicológicas a cada renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“Essa avaliação é fundamental para garantir que os motoristas estejam em condições de dirigir com segurança. Atualmente, essa perícia é realizada apenas no momento de obtenção da CNH. No entanto, deveria ser uma exigência para todos os motoristas a cada renovação da habilitação porque permite identificar comportamentos de risco e prevenir tragédias como a que vitimou Pedro Kaique”, conclui.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *