Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Ciclone extratropical no Brasil: veja como dirigir com ventos fortes


Por Mariana Czerwonka Publicado 10/08/2022 às 16h30 Atualizado 08/11/2022 às 21h05
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Veja como agir diante de fenômenos climáticos que podem interferir diretamente na segurança do trânsito, como é o caso do ciclone extratropical. 

Ciclone extratropicalVentos fortes interferem na segurança do trânsito. Foto: Depositphotos

Várias tempestades decorrentes da  formação e atuação de um ciclone extratropical atingiram desde ontem (09/08) o estado de Santa Catarina. Muita chuva e ventos fortes foram registrados em vários municípios catarinenses deixando Defesa Civil e Corpo de Bombeiros em alerta.

Essas situações críticas causadas por fenômenos climáticos podem interferir diretamente na segurança do trânsito. Um vento muito forte, por exemplo, pode empurrar o carro ou desviá-lo do trajeto, principalmente quando surge de repente. Veículos leves e mais altos ficam mais suscetíveis à perda de estabilidade causada por esta condição adversa de tempo.

Por esse motivo, o Portal do Trânsito traz informações importantes sobre como agir diante dessas ocorrências.


Saiba mais:

Chuva de granizo: veja como dirigir com segurança 

Dicas de segurança

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, o melhor nesses casos, é se abrigar em algum lugar seguro e evitar sair nas ruas. “A pessoa deve se manter longe de árvores, bem como placas, postes de energia e quaisquer outros objetos que possam ser arremessados. Outras recomendações são ficar longe de janelas e mantê-las fechadas, não estacionar veículos próximos de torres e placas. Se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia”, orienta o órgão.

Se o condutor for surpreendido e não tiver como parar em local seguro, a primeira atitude é reduzir a velocidade. Em seguida, abrir as janelas do veículo.

“Se o vento forte, principalmente os transversais, encontra uma barreira, como é o caso da janela, acontece um forte impacto. Nesse caso, é maior a probabilidade de desestabilizar o veículo, principalmente se ele for leve e mais alto”, explica Eliane Pietsak, pedagoga especialista em trânsito e professora de cursos especializados.

A especialista diz, ainda, que ao abrir a janela, o vento passa por dentro do carro e a força de reação é menor. E daí, de acordo com ela, vem o terceiro cuidado. “Todos que estão dentro do veículo devem redobrar a atenção quanto a objetos que possam voar em sua direção. A recomendação é não fazer manobras bruscas, mas estar 100% atento e com os cintos de segurança bem afivelados”, conclui.

Previsão de tempo

O tempo deve melhorar nos próximos dias em Santa Catarina. De acordo com a Defesa Civil, a partir da noite de hoje (10/08) as condições do tempo ficam melhores, por conta da aproximação de uma frente fria. Já na quinta-feira (11/08) o tempo deve ser estável em boa parte do Estado, com sol e variação de nuvens.

 

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *