CNT inicia nova edição da Pesquisa de Rodovias com uso de inteligência artificial e cobertura ampliada
Levantamento técnico vai percorrer mais de 114 mil km de estradas para avaliar pavimento, sinalização e geometria das rodovias brasileiras.

Começou no final de junho a coleta de dados da Pesquisa CNT de Rodovias 2025, um dos principais levantamentos técnicos sobre a infraestrutura rodoviária do Brasil. Realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), a iniciativa chega à sua 28ª edição, incorporando novas tecnologias, como inteligência artificial e análises automatizadas, e cobrindo uma extensão recorde de 114.500 quilômetros de malha rodoviária pavimentada — 2.600 km a mais do que em 2024.
A Pesquisa contempla todas as rodovias federais, os trechos mais relevantes das estaduais e 100% das vias sob concessão, em todos os estados e no Distrito Federal.
Ao longo de cerca de 30 dias, uma equipe de 24 pesquisadores vai cruzar o país em veículos equipados com câmeras e sistemas digitais. As análises técnicas serão feitas em campo com base em três critérios: pavimento, sinalização e geometria da via. Os dados são registrados digitalmente por um sistema padronizado, com os veículos mantendo velocidade média de 60 km/h durante os trajetos. “A cada edição, a Pesquisa CNT de Rodovias vem incorporando novas tecnologias para garantir dados ainda mais precisos e úteis ao setor. Em 2025, além da coleta 100% digital, estamos utilizando recursos de inteligência artificial e análises automatizadas. Isso amplia significativamente a confiabilidade dos resultados”, explica Fernanda Rezende, diretora executiva interina da CNT.
“Isso fortalece nossa capacidade de diagnosticar, com exatidão, os principais desafios da malha rodoviária brasileira”, completa.
Como a pesquisa ajuda a melhorar o trânsito
Os dados da Pesquisa CNT de Rodovias vão muito além da avaliação técnica: eles orientam políticas públicas, ajudam no planejamento logístico, contribuem para reduzir riscos no transporte e subsidiam estudos técnicos e acadêmicos. A metodologia permite ainda comparar o desempenho de rodovias sob gestão pública e concedida, assim como avaliar diferenças entre jurisdições estaduais e federais.
Com os diagnósticos detalhados, é possível propor ações concretas para melhorar a infraestrutura, aumentar a segurança viária e promover investimentos mais eficientes nas rodovias. Ou seja, algo fundamental para a mobilidade urbana e intermunicipal no Brasil.
Coleta nacional começa por 13 cidades
A etapa de campo da Pesquisa começou de forma simultânea em 13 cidades brasileiras, escolhidas estrategicamente para representar diferentes regiões. A operação conta com apoio das federações estaduais do transporte de cargas dos estados do Amazonas, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e também do Distrito Federal.
A expectativa é que se conclua o levantamento nas próximas semanas, e a divulgação dos resultados finais ocorra ainda em 2025.
Três décadas monitorando as rodovias brasileiras
Em 2025, a Pesquisa completa 30 anos de existência. Assim, consolidando-se como a maior e mais longeva série histórica sobre as condições da malha rodoviária pavimentada do país. Desde 1995, quando aconteceu a primeira edição, a iniciativa tem fornecido informações essenciais para entender os gargalos do transporte rodoviário e propor melhorias estruturais.
Com a adoção contínua de novas tecnologias e metodologias de avaliação, a CNT reforça seu papel como referência na análise técnica do setor. Além disso, contribui diretamente para o aprimoramento da segurança, eficiência e qualidade das rodovias brasileiras.
Com informações da Agência CNT Transporte Atual
