Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de fevereiro de 2024

Como se preparar para uma viagem de carro no fim do ano?

Ainda que pegar a estrada nos dê mais autonomia, é necessário garantir alguns preparativos para que tudo saia como o esperado.


Por Agência de Conteúdo Publicado 10/12/2023 às 15h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Viagem de carro nas férias
A viagem de carro pode ser um momento de grande prazer e diversão para a família. Foto: iStock

Viajar de carro pode ser um momento de grande prazer e diversão para a família, principalmente porque é a alternativa de viagem que mais garante liberdade para as pessoas. Você não precisa ficar preso aos horários e às regras das empresas de transporte, sendo possível fazer seu próprio roteiro e desenrolar o percurso como achar melhor.

Quem está fazendo planos para viajar neste final de ano precisa estar bem preparado. Recomenda-se sempre levar algumas questões em consideração previamente para evitar ter dor de cabeça, principalmente porque é um período em que muitas pessoas viajam. Confira quais são os cuidados mais essenciais:

Faça uma revisão no veículo

Além de todas as questões envolvendo segurança, pode ser bem desesperador ficar parado em uma estrada com o carro quebrado. Por isso, é indispensável fazer uma revisão no veículo para garantir que está tudo funcionando adequadamente, sempre consultando um profissional qualificado para isso.

Geralmente, esse processo avalia o sistema de freios, de direção, alinhamento dos pneus, estado do motor e muito mais. Não se esqueça de fazer a manutenção mais básica, que inclui a troca de óleo, água e, em alguns casos, dos pneus (caso eles já estejam muito gastos).

Pesquise o trajeto

Uma viagem de carro pode ser divertida e estressante nas mesmas proporções. Quem não se planeja adequadamente para pegar estrada pode acabar se deparando com um trânsito interminável, além do risco de se perder em lugares que não conhece. É importante evitar esse tipo de situação inconveniente.

Pesquise previamente qual é o trajeto recomendado pelos aplicativos de GPS e, de preferência, baixe os mapas no seu smartphone (nem toda estrada possui uma boa conexão com a internet). Planeje sua saída para alguns dias antes das festas ou dos feriados, pois são os períodos mais movimentados nas estradas, em que todos estão saindo ao mesmo tempo. O mesmo vale para a volta.

Dirigir de madrugada acaba sendo uma das melhores alternativas, pois é o período em que as estradas estão mais livres. Planeje bem os seus horários para evitar ficar preso no trânsito.

Alugue um veículo

No caso de quem não tem um carro próprio ou pretende levar mais pessoas do que o veículo comporta, é sempre vantajoso alugar um automóvel. Algumas locadoras oferecem descontos para quem reservar um veículo com antecedência. No entanto, ainda é válido procurar por um aluguel de carro mensal, dependendo de quantos dias vai passar fora.

Dessa forma, é possível se livrar da parte de revisão e manutenção, se preocupando apenas com o combustível.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *