Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de julho de 2024

Depois de obras, rua fica esburacada em São Bernardo do Campo


Por Mariana Czerwonka Publicado 17/02/2014 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h18
Ouvir: 00:00

Obras deixam ruam esburacada em São Bernardo do CampoSituação muito comum nas vias brasileiras, os buracos representam um risco à segurança de motoristas, pedestres e demais usuários do trânsito. “Por menor que seja o buraco, imagine um motociclista, ou um ciclista caindo na via, isso pode ser fatal”, explica Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor da Tecnodata Educacional.

Em São Bernardo do Campo, um internauta flagrou a Av. Doutor Carlos de Campos toda esburacada após obras da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). “O pior é que agora o asfalto está cedendo”, afirma o internauta do Portal do Trânsito.

Como uma das atribuições da Secretaria de Transportes e Vias Públicas é fiscalizar e controlar os projetos de obras urbanas das concessionárias de serviços públicos que tenham influência direta no sistema viário, a reportagem do Portal do Trânsito entrou em contato com a Prefeitura do Município para saber qual o posicionamento do órgão perante esta informação e quando o problema será resolvido.

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio de Secretaria de Obras, informou que técnicos irão vistoriar o local, e só então apresentará um parecer sobre o assunto.

O Código de Trânsito Brasileiro é claro quanto a essa situação. Os órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito respondem, no âmbito das respectivas competências, objetivamente, por danos causados aos cidadãos em virtude de ação, omissão e manutenção de programas, projetos e serviços que garantam o exercício do direito do trânsito seguro.

Quem sofre acidente nas vias urbanas ou rodovias por causa de um buraco tem direito a ser ressarcido ou indenizado pelo responsável.  “É dever da administração pública indenizar o cidadão decorre da constatação de que o Poder Público poderia e tinha o dever de agir, mas foi omisso, e dessa omissão resultou o dano”, afirma Mariano.

Está insatisfeito com o trânsito de sua cidade? Então envie sua denúncia. O Portal irá junto com você buscar a resposta.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *