Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de julho de 2024

Existe vida útil para um automóvel?

O Portal do Trânsito conversou com um especialista, que detalha qual é a vida útil de um automóvel


Por Accio Comunicação Publicado 06/09/2023 às 13h30 Atualizado 11/09/2023 às 17h50
Ouvir: 00:00

Foto: Arthur Hidden no Freepik 

Quantas viagens são necessárias para um automóvel se tornar inseguro? A vida útil de um automóvel pode variar, dependendo de múltiplos fatores. É o que diz o professor de Engenharia Mecânica da Faculdade Anhanguera, Mauro Paipa Suarez.  

Se focarmos nos carros do cotidiano de uma família, talvez a melhor variável para falar da vida útil do veículo seja a quilometragem máxima que ele consegue rodar,” destaca.

O professor Mauro Suarez salienta em entrevista ao Portal do Trânsito que a manutenção periódica do automóvel pode prolongar a vida útil. 

Por exemplo, as montadoras, em média, oferecem uma garantia do funcionamento até os 100.000 km para carros do cotidiano de uma família,” diz. Um Volvo P1800, por exemplo, entrou para o Guinness World Records por 5 milhões de km rodados! 

Ele também recorda que há veículos projetados para cada tipo de terreno – e que respeitar estas características pode aumentar a durabilidade deles.

“Há aqueles com dois eixos que podem ser classificados como veículos com maior torque e suspensão reforçada, projetados para carga ou para rodar em terrenos off-road. Assim como tem os veículos com suspensão esportiva e maior desempenho na aceleração, mais apropriados para rodar em ruas asfaltadas,” salienta.  

Ele reforça que a variação de materiais de fabricação também pode influenciar, tal como a qualidade, de diferentes marcas de automóveis. “Isto sem contar com o tipo de uso dado pelo motorista, pois, uma direção mais agressiva resulta numa menor vida útil do automotor,” diz.  

Existe vida útil para um automóvel? 

Foto: Arthur Hidden no Freepik 

De acordo com o professor Mauro Suarez, o número de viagens não determina a vida útil de um automóvel.

“Houve grandes avanços tecnológicos com foco na segurança veicular, tornando assim os carros mais antigos uma alternativa menos comum para viagens longas. Avanços eletrônicos, computacionais e mecânicos tornaram a pilotagem em condições extremas muito mais segura,” destaca. 

Vale ressaltar que um acompanhamento periódico de peças vitais, sistemas de frenagem, suspensão, pneus e trocas de filtros, retentores e óleos farão a viagem do automóvel mais segura. 

“A vida útil de um carro não é uma medida fixa e pode variar muito. Com manutenção adequada e condução responsável, é possível prolongar a vida útil do seu veículo,” finaliza. Por fim, saiba os principais cuidados que os motoristas devem adotar: 

  • Manutenção regular: siga o cronograma de manutenção recomendado pelo fabricante. Isso inclui troca de óleo, filtros, fluidos e verificações de sistemas essenciais;  
  • Dirigir suavemente: evite acelerações e frenagens bruscas, pois isso pode causar desgaste prematuro em vários componentes do veículo; 
  • Verificação dos pneus: mantenha a pressão dos pneus correta (confira a cada abastecimento de combustível) e faça o rodízio regularmente para garantir o desgaste uniforme;  
  • Verificação dos freios: confira regularmente o estado dos freios e substitua as pastilhas e discos conforme necessário; 
  • Verificação de sistema elétrico: não esqueça de olhar as luzes, faróis, lanternas e sinais de direção para garantir que estejam funcionando corretamente;  
  • Condução em condições adequadas: evite dirigir em estradas esburacadas ou em condições climáticas extremas sempre que possível, pois isso pode causar desgaste adicional;  
  • Armazenamento adequado: se o carro ficar parado por um período prolongado, considere medidas, como desconectar a bateria e estacioná-lo em uma área protegida da radiação solar e da chuva. 
  • E, por fim, lavagem regular: mantenha o carro limpo, tanto por dentro quanto por fora, para evitar a corrosão e o acúmulo de sujeira.  

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *